Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

Ninguém como Jesus (Folheto)

O estudo das Histórias Bíblicas sempre me encantou. A de Jesus, então… Dos quatro evangelhos, tenho tido uma predileção maior pelo de Lucas, talvez porque ele escreveu pensando principalmente nos leitores gentios; ou talvez porque esse evangelista conta as belas histórias do Natal como nenhum outro. Há também, no seu evangelho, parábolas e porções preciosas do ensino de Jesus que não constam nos outros evangelhos.Li e reli várias vezes o evangelho de Lucas. Quatro vezes, em igrejas diferentes, preguei seguidamente, por um ano ou mais, todos os domingos, sermões baseados nesse evangelho. A cada vez, mais convencido fiquei do óbvio: NINGUÉM COMO JESUS!

 

Ninguém nasceu como Jesus: virginalmente!

“… foi o anjo Gabriel enviado(…) a uma virgem(…) a virgem chamava-se Maria(…) O anjo lhe disse: Maria(…) conceberás e darás à luz um filho a quem chamarás pelo nome de Jesus(…) Então disse Maria ao anjo: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum? Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso o ente santo que há de nascer, será chamado Filho de Deus” (Lc 1.26-35).

Jesus não começou a existir quando nasceu… (Jo 1.1ss)

 

Ninguém viveu como Jesus: sem pecado!

Todos pecaram(…) (Rm 3.23). Jesus não! Antes foi ele tentado em todas as cousas, à nossa semelhança, mas sem pecado. (Hb 4.15).

“Cristo não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca(…) (I Pe 2.21-22).

Alem disso, Jesus viveu conhecendo o fim desde o começo. Repetidas vezes predisse… E não tentou escapar… Orava e dizia:

“Pai, faça-se a tua vontade”. Foi obediente até à morte!

 

Ninguém ensinou como Jesus: com tanta autoridade!

As multidões ficavam maravilhadas

“porque ele as ensinava como quem tem autoridade(…) (Mt 7.28-29).

Seus inimigos enviaram guardas para o prenderem, mas os guardas voltaram sem Jesus e dizendo: Jamais alguém falou como este homem (Jo 7.32,45-46).

 

Ninguém agiu como Jesus: tão poderosamente!

Ele transformou água em vinho (Jo 2), multiplicou pães e peixes (Jo 6), acalmou tempestades (Mt 8.23-27), andou sobre o mar (Jo 6.19), expulsou demônios e curou enfermidades de todo tipo (Lc 4.40-41), ressuscitou mortos (Jo 11).

Veja Jo. 21.25

 

Ninguém morreu como Jesus: Tão dadivosamente!

Ele disse:

“…eu dou a minha vida(…) Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou(…) (Jo 10.17-18). Cristo deu a Sua vida por nós(…)” (I Jo 3.16).

Não morreu vítima de um acidente ou de uma enfermidade; não morreu de velhice, não foi assassinado, não suicidou-se. Ele morreu voluntariamente, no tempo, no local e do modo predeterminados por Deus (At 2.23). Chegada a hora, Jesus entregou-se. Na cruz…

“Pai, nas tuas mãos entrego…”

Morreu com a força de vontade!

 

Ninguém ressuscitou como Jesus: definitivamente!

As outras ressurreições narradas na Bíblia não foram definitivas. A de Cristo, sim. Ele venceu o pior de todos os inimigos, a morte (I Co 15.20,26). Ele está vivo! (At 2.24).

A morte de Jesus foi Tb uma vitória contra a morte, o último inimigo. II Cor 4.14

 

Ninguém foi exaltado como Jesus: sobremaneira!

Quarenta dias após a ressurreição, Jesus foi elevado para o céu (Lc 24.51). Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu um nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho(…) e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor(…) (Fp 2.9-11).

Quando foi elevado às alturas, à vista dos discípulos, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles, e lhes disseram: Varões galileus(…) esse Jesus, que dentre vós foi assunto ao céu, assim virá do modo como ouvistes subir (At 1.9-11; Jo 14.3-4).

 

Ninguém abençoa como Jesus: graciosamente!

Estes sete aspectos maravilhosos da vida, caráter e significado de Jesus são expostos nos quatro evangelhos, Mateus, Marco, Lucas e João, de ângulos e com ênfases diferentes. Vamos examiná-los no evangelho de Lucas, capítulo por capítulo, numa série de 35 breves mensagens expositivas. As mensagens são deliberadamente simples e devocionais. Peço a Deus que, mui graciosamente, as use para aumentar a admiração, a fé, o amor, a obediência e o serviço de todos nós ao incomparável Jesus, Mestre dos mestres e Senhor dos senhores.

 

Sim, porque não há NINGUÉM COMO JESUS. Ninguém mais pode perdoar pecados, salvar, reconciliar com Deus, trazer paz e alegria ao coração, interceder junto ao Pai a favor dos pecadores e intermediar as orações que fazem ao Pai Celestial a não ser Jesus! Ninguém jamais pôde dizer como Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim (Jo 14.6). Jesus é o único que pode salvar totalmente os que por Ele se chegam a Deus(…) (Hb 7.25).

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *