Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

Como seguir a Jesus em 2013… e sempre?

No ano 42 d. C., em Antioquia, na Síria, os discípulos de Jesus foram chamados “cris­tãos” pela primeira vez! Eram seguidores de Jesus! Procuravam viver como Jesus Cristo lhes havia ensinado, e se pareciam com ele; tinham um compromisso bem firmado com a causa de Cristo, mesmo quando isto lhes custava perseguição e morte!

Ah, se os “cristãos” de hoje pudessem ser reconhecidos como “discípulos” ou “seguido­res” de Cristo! Em nossos dias, ser “Cristão”, na maioria dos casos, não significa mais que uma identificação religiosa formal; uma informação ao IBGE. Uma pena! Todavia, Jesus ainda convida: “Segue-me!” Como? Vamos ver como alguns seguiram a Jesus, em sua época, casos negativos e positivos.

“Segue-me!” Sem interesses egoístas!

Jesus percorria aldeias e cidades, fazendo o bem e pregando. Via as pessoas cansadas, sofridas, e lhes dizia: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mt 11.28).  Às vezes, dizia apenas: “Segue-me!” Muitos não entendiam a natureza e propósito des­te convite. Alguns seguiam-no por interesse, esperando tirar vantagem da fama e suposta boa situação financeira de Jesus.  Houve ocasiões em que Jesus precisou lembrar-lhes que era pobre e não tinha nem onde reclinar a cabeça (Lc 9.57-58). Ainda hoje, quantos buscam a Deus, vão a Jesus e às igrejas somente quando em aflição, para receber bênçãos, não necessariamente para amar, adorar, obedecer e servir ao doador das bênçãos! Ver Jo 6.26.

“Segue-me!” Prioritariamente!

Alguns contemporâneos de Jesus, quando ouviam seu convite, respondiam: “Se­guir-te-ei, Senhor; mas deixa-me primeiro…” Mencionavam, então, algum dever ou necessidade legítima (Lc 9.59, 61). Uma contradição em termos, porque se Jesus é Senhor, ele tem prioridade! Até porque, se a vida é do estilo “Jesus primeiro”, tudo o mais será feito ou experimentado de modo mais santo, perfeito e prazeroso. A decisão por este estilo de vida não é só prio­ritária; tem que ser bem firmada,

“Buscai primeiro o reino de Deus… e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33). 

“Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus” (Lc 9.62).

“Segue-me!” Sem desculpas!

Na parábola da Grande Ceia (Lc 14.15-24), Jesus compara a vida cristã e suas im­plicações, incluindo a consumação de tudo, no céu, a um banquete, estando ele à mesa. Inexplicavelmente, os primeiros convidados não se aperceberam do privilégio do convite:

“todos, à uma, começaram a escusar-se… Comprei um campo e preci­so ir vê-lo… Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-las… Casei-me e, por isso, não posso ir…” (vs. 18-20).

Perderam! Acontece ainda hoje! Como as pessoas têm desculpas… E como vão perdendo… banquetes… com Jesus! Perdendo ale­gria, paz, vigor espiritual, vitória, oportunidades de servir!

“Segue-me!” Comprometidamente!

Na noite em que Jesus foi preso e julgado, “Pedro o seguiu de longe…”. Acabou negando a Jesus três vezes… (Mt 26.58, 69-72).

No dia 20 de abril de 1999, atiradores entraram numa Universidade americana e começaram a atirar, matando professores e alunos. Um dos atiradores aproximou-se de uma jovem, chamada Cassie Bernall, e, ameaçando-a, perguntou-lhe: “Você crê em Jesus? Se disser que sim, você vai morrer…” Cassie repondeu: “Sim, eu creio em Jesus!” E morreu em seguida.

Lendo a Bíblia, ouvindo uma pregação, vivenciando uma situação difícil você já ouviu o amoroso convite de Jesus? Sentiu, alguma vez, uma inclinação ou forte desejo de aproximar-se de Deus e de Cristo, orar, entregar-lhe sua vida? Como tem respondido ao chamado de Jesus? Ninguém mais pode perdoar seus pecados, dar-lhe paz, alegria e esperança como Jesus. Precisamos disso! Mas, é preciso segui-lo comprometidamente. Tem que ser Jesus primeiro! Ou nada feito. Significa também amar e obedecer! Ele disse aos seus primeiros seguidores:

“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama… Se alguém me ama, guardará a minha palavra… Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando” (Jo 14.21, 23; 15.14).

Nada mais seguro para nós, posto que seus seus ensinos e mandamentos são o melhor para nós! Siga a Jesus em 2013, e sempre!

 

Éber Lenz Cesar
eberlenzcesar@gmail.com

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *