Teste de fidelidade
Paulo achou que precisava dizer aos “cristãos” de Corinto:
“Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos” (II Co 13.5).
Em outras palavras: é prerciso submeter-se a um teste, a um excame, neste caso, auto exame. E não basta achar que, dizer que é cristão… É preciso ser, de fato e de verdade. Os itens a seguir são um teste inicial, muito básico, mas um bom começo…
- Examine seu coração, pergunte a si mesmo se é, de fato, um convertido, um nascido de novo, grato e devotado ao Senhor Jesus, cônscio de ser seu servo. Não tome por assentado. Reflita e fale a respeito com o Senhor.
- Tome tempo, cada dia, para cuidar da sua vida espiritual lendo a Bíblia com cuidado, orando, meditando. Arrependa-se dos seus pecados, confesse-os e deixe-os. Cresça, santifique-se! Leve isto a sério!
- Ame sua igreja, a despeito dos defeitos e limitações que tem. Os defeitos da igreja são os nossos defeitos somados (imagine!). Nós somos a igreja! Lembre-se: “Cristo amou a igreja e se entregou por ela” (Ef 5.25). Já era uma igreja imperfeita…
- Procure não se ausentar da Escola Dominical e dos cultos, a menos que tenha motivos insuperáveis como problemas de saúde e viagem. Assuma compromissos com o Senhor, consigo mesmo e com sua igreja. Fora com a preguiça, com as desculpas…
- Em todas as oportunidades, aproxime-se das pessoas, desenvolva amizades, dê seu testemunho, evangelize. Jesus ordenou aos seus discípulos, a todos eles, não somente aos doze apóstolos: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho…” (Mc 16.15). E lhes disse: “Recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas…” (At 1.8).
Pr, Éber Lenz César (eberlenzcesar@gmail.com)