Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

Família feliz

Não é sonho, não é fantasia, não é utopia, não é impossível. Há muitas por aí. Será que a sua é uma delas? Se não, pode ser…

Deus fez, Deus refaz!

Nós, cristãos, cremos na Criação por um Deus Soberano, Sábio, Poderoso e Amoroso. De um modo ou de outro, tudo foi criado por ele, a família inclusive. Para sua glória, para a nossa felicidade. A problema é que o pecado estragou tudo. O que desgraça uma família é a pecaminosidade humana, que se manifesta de muitas maneiras: egoísmo, mentira, crítica, palavras ásperas, infidelidade, falta de sabedoria…

Mas tem jeito, embora seja difícil, muito difícil. Os que estudam a Bíblia e têm fé sabem que, desde os primórdios, Deus está empenhado num grande plano de Redenção. Para dizer o mínimo, só o mais importante, ele enviou seu Filho ao mundo “para que o mundo fosse salvo por ele” (Jo 3.16-17). Os que reconhecem seus pecados, se arrependem, buscam o perdão de Deus, com sinceridade de alma, são efetivamente perdoados e salvos, o que inclui uma mudança de coração, de atitude e de vida.

O apóstolo Paulo, que experimentou uma transformação extraordinária quando se encontrou com Cristo (At 9), escreveu aos cristãos de Corinto:

“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (II Co 5.17).

Estar “em Cristo” é  expressão típica desse apóstolo, e significa estar espiritualmente ligado a Cristo, pela fé, e submisso ao seu Senhorio, obediente à sua Palavra. Que diferença faz! O indivíduo torna-se, de fato, uma “nova criatura”. A família tem tudo a ganhar! Pode ser uma “nova família”.

Estar “em Cristo” tem correspondência. Ele também está “em nós”, pelo Espírito Santo. Ele mesmo disse, antes de sua ascensão:

“Eu  rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco” (Jo 14.16).

Isto aconteceu no Pentecoste seguinte (At 2). Desde então, os que crêem em Cristo e o recebem como seu Salvador e Senhor, têm o Espírito Santo. O citado apóstolo Paulo corrigiu os pecados de impureza que alguns cristãos coríntios estavam cometendo lembrando-lhes: “Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus…?” (I Co 6.19).

O que isto tem a ver com família feliz? Tem tudo a ver, posto que

…é o Espírito Santo, também chamado Espírito de Deus e Espírito de Cristo, que nos santifica ou aperfeiçoa; de fato, ele produz ou aperfeiçoa em nós virtudes tais como “amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio” (Gl 5.22-23).

Que mais pode querer uma esposa do seu marido? Ou o marido da sua esposa? De que mais precisa a família para ser feliz, com muito ou com pouco dinheiro? Só precisamos levar isto a sério, praticar mesmo… Não é fácil, mas é possível e, claro, é o melhor. É família feliz! Por que deixar que as coisas se deteriorem a ponto de romperem-se os sagrados laços do matrimônio? Divórcio é uma desgraça!

Pais e filhos.

Falamos de marido e esposa. Mas estes geralmente geram filhos. E a relação pais e filhos é igualmente difícil. Os pais, mesmo os cristãos, às vezes, não agem como quem está “em Cristo”; não atentam para o que o Senhor ensinou ou ordenou. São omissos com os filhos, ou severos demais, e até mesmo injustos. Frequentam a igreja, professam a fé cristã, mas não a praticam em casa; são incoerentes, quando não hipócritas. Nada pior para a formação religiosa dos filhos.

Por outro lado, os filhos, mesmo na tenra infância, deixam claro que nasceram com o chamado pecado original. O bebê “lindo e fofinho” também. (Eu e minha esposa tivemos três!).

Como o rei Davi, essa turminha precisa reconhecer: “Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe” (Sl 51.5). São egoístas, briguentos, birrentos, desobedientes… Se não cuidarmos,  na adolescência e juventude, serão rebeldes e darão muito desgosto aos pais.

Mas isso também tem jeito, o mesmo jeito! Os pais cristãos devem ser exemplos. Precisam corrigir seus filhos bem cedo (Pv 29.17), com oração, amor, firmeza, paciência, sabedoria, coerência. A Bíblia é um instrumento precioso, posto que

“toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda a boa obra” (II Tm 3.16-17. Ver Dt  6.5-9).

Os filhos, na medida em que crescem e assumem consciência e responsabilidade, precisam fazer a sua parte, “honrar pai e mãe” (um dos Dez Mandamentos). A melhor maneira de honrar é respeitando e obedecendo (Êx 20.12; Ef 6.1-4). Leia Relacionamento entre pais e filhos na página Recados para a Galera, no site da igreja: ipsc.org.br

Lar feliz é possível, em Cristo! Cada um fazendo a sua parte, sem desistir jamais!

 

Você pode gostar de ler estes outros estudos:

 

A família nos planos de Deus

 

 

 
Construindo o casamento com amor (Curso em 10 lições)
 
 
Pr. Éber César
Publicado no Boletim da IPSC em 27/05/2012 e no blog de éber em 24/05/2013

 

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *