Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

Fé em Jesus

As leis que regem a vida são inflexíveis. Na vida animal, ou come ou morre. Se caminharmos na laje de um prédio, além das beiradas, caímos e morremos, isto, todos sabemos, por causa da lei da gravidade. Na vida espiritual é assim também. “A alma que pecar, essa morrerá…” (Ez 18.4). “O salário do pecado é a morte…” (Rm 6.23). Todavia, assim como há soro e vitaminas para o desnutrido e equipamentos de segurança para os que se arriscam nas alturas, há salvação para os pecadores.

“Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16).

Quem disse essas palavras maravilhosas foi o próprio Filho de Deus, Jesus Cristo, quando esteve neste mundo. E ele enfatizou:

“Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado… Quem crê no Filho tem a vida eterna…” (Jo 3.18,36).

Não existe outro meio de salvação. Só a fé em Jesus. Ora, se é tão importante crer em Jesus, precisamos entender bem o que é crer. Há várias maneiras de explicar isso. Nunca me esqueci de um texto antigo que explica a fé em Cristo usando a imagem da substituição, da seguinte maneira:

Crer ou confiar em Cristo como nosso Salvador implica substituir:

•  nosso demérito, por seus  merecimentos

•  nossa ignorância por sua  sabedoria

•  nossa fraqueza, por seu poder.

Em outras palavras, declarar que:

•  Não merecemos, mas ele merece

•  Não sabemos, mas ele sabe

•  Não podemos, mas ele pode.

Substituímos nosso demérito pelos merecimentos de Jesus.

Nada merecemos, mas ele tudo merece.

Numa avenida de S. Paulo, um milionário encontrou um velho amigo. Surpreendeu-se ao vê-lo maltrapilho, sujo e enfermo. O milionário ouviu a triste história do amigo e, da forma mais sensível, passou-lhe às mãos um cheque, dizendo-lhe: “Olha, tome isto, recomece a sua vida…”

Dias depois, reencontram-se, o mendigo com o mesmo aspecto. O milionário perguntou-lhe:

–  O que foi? Você não descontou o cheque? Algum problema?

– Não, não descontei. Quando vi a quantia, deduzi que o banco de modo algum me pagaria…

–  Você está enganado. O que o caixa verifica é a assinatura e e o saldo…

Muitos são como aquele homem. Têm a promessa: “Quem crê, será salvo, terá a vida eterna!”. Mas têm tal consciência de seus pecados, por um lado, e da grandiosidade da salvação, por outro lado, que não se atrevem a recebê-la. Estancam no reconhecimento: “Eu não mereço…” Esquecem-se de que ninguém merece e jamais merecerá “tão grande salvação” (Hb 2.3). A salvação nos é dada gratuitamente, com base nos méritos (ou saldo) de Jesus! Aquele que tem fé em Jesus reconhece que não merece, mas confia nos mérito de Jesus, seu substituto. Veja Rm 3.23-24, 28.

Substituímos nossa ignorância pela sabedoria de Jesus.

Nada sabemos, mas ele tudo sabe.

Durante um vôo de muitas horas, uma senhora, cansada, cochilou e dormiu tranquilamente, por um bom tempo. Quando acordou, uma outra passageira visivelmente nervosa, lhe perguntou:

– Como você consegue dormir assim? Sabe que estamos a 11 mil metros de altura?

– Sim, mas tanto faz dormir como estar acordada, não é mesmo? Não sabemos nada sobre rotas aéreas e como pilotar esta máquina. Pra isso temos os pilotos…

Jesus é o Piloto de nossa vida. Nós nada sabemos, mas ele sabe tudo! Daí essa oração do profeta:

“Eu sei, ó Senhor, que não cabe ao homem determinar o seu caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos” (Jr 10.23. Ver Pv 14.12).

Crer em Jesus significa submeter-se completamente à sua direção e confiar que somente ele por reconduzir-nos ao Pai. Ele disse: “Eu sou o Caminho… ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6).

Substituímos nossa fraqueza pelo seu poder.

Não podemos, mas ele pode.

Não podemos superar às dificuldades da vida, vencer as tentações, fazer o bem… O apóstolo Paulo escreveu:

“Eu sei que em mim, isto é, na minha carne, nao habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; nao, porém, o efetuá-lo… Quem me livrará? … Graças a Deus por Jesus Cristo!” (Rm 7.18, 24, 25).

Falando das injustiças, açoites e prisões que sofreu, ele escreveu:

“Em todas estas coisas, somo mais que vencedores, por meio daquele que nos amou…” (Rm 8.37).

Os que têm fé em Jesus reconhecem sua fraqueza e confiam no Senhor Jesus, sabendo que com ele, poderão vencer. Nos tempos antigos, um escravo tornou-se cristão. Seu senhor o repreendeu, dizendo: “Quem lhe deu permissão para tornar-se cristão? Você é minha propriedade?” O escravo humildemente respondeu: “Eu sei que meu corpo lhe pertence, mas o meu espírito pertence a Deus.” O patrão rematou: “Está bem, vamos admitir essa distinção. Farei com a minha parte o que me aprouver; vamos ver o que pode fazer pela outra parte este seu Deus.” E mandou surrar o escravo a ponto de deixá-lo inconsciente. Quando o escravo voltou a si, o patrão, calcando-lhe o pescoço com a bota, o desafiou: “E então, o que pode fazer por você o seu Deus?” O escravo pensou um instante e respondeu:  “Ele pode ajudar-me a perdoá-lo”.

“Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa” (At 16.31).

Pr. Éber Cesar
(Pregada na Igreja Presbiteriana do Bairro Imperial de São Cristóvão, Rio de Janeiro, em 09/2011. Editorial do Boletim de 07/07/2013).

 

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *