Natal com esperança
Natal com fé, esperança e amor
II. Natal com esperança
As pessoas geralmente têm
- esperança de passar no vestibular
- de conseguir emprego
- esperança de casar
- esperança de ter filhos
- esperança de ter muito dinheiro
- esperança de comprar um carro
- esperança de adquirir casa própria
- esperança de visitar a Disney
- esperança de ser curado
- esperança de viver muitos anos…
Dizem que “A esperança é a última que morre!” De fato! Agarramo-nos à esperança como o náufrago à corda. A esperança é a nossa salvação! Sem ela, naufragamos no desânimo, na tristeza, da depressão, na angústia, no desespero. Ou não? Depende do que esperamos, daquilo em que pomos a nossa esperança.
Distinção:
- as esperanças, como as que listamos acima. São todas boas, legítimas e importantes, mas nem sempre se realizam.
- a esperança. Esta é infinitamente melhor, e não falha nunca. É a esperança cristã.
Esta é esperança que acompanha a fé, que confia nas promessas de Deus e de Cristo, tanto para esta vida como para a vida depois da morte.
Esperança cristã: posta em Deus e em Cristo.
O apóstolo Paulo escreveu aos cristãos de Éfeso:
“Lembrem-se de que anteriormente… vocês estavam sem Cristo… sem esperança e sem Deus no mundo…” (Ef 2.12, NVI).
Vemos aqui que os que ainda estão sem Cristo e sem Deus não têm a verdadeira e grande esperança. Esta esperança é posta em Deus e em Cristo. Veja o que disseram alguns dos homens de Deus na Bíblia (NVI):
- Davi: “Senhor, que hei de esperar? Minha esperança está em ti!” (Sl 39:7; 71.5).
- Jeremias: “Bendito é o homem cuja confiança está no Senhor… ” (Jr 17:7).
- Paulo: “Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo, o Salvador de todos os homens” (I Tm 4:10).
- Paulo: “Ordena aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que tudo nos provê ricamente…” (I Tm 6:17).
- Paulo também dizia: “…Cristo Jesus, a nossa esperança” (I Tm 1:1).
Esperança de que? O que estes homens esperavam de Deus? Em que consiste a esperança cristã?
Podemos esperar que Deus
- Nos estenda a Sua mão e nos ajude, porque Ele disse: “Eu sou o Senhor, o seu Deus, que o segura pela mão direita e lhe diz: Não tema; eu o ajudarei” (Is 41.13, NVI).
- Abençoe nosso trabalho ou, se necessário, intervenha miraculosamente para suprir nossas necessidades materiais, porque Jesus disse: “Não se preocupem dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘Que vamos beber?’ ou ‘Que vamos vestir?’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas” (Mt 6.31-33, NVI).
Mas, a esperança cristã diz respeito, principalmente à
- salvação,
- vida depois da morte,
- volta de Cristo,
- ressurreição,
- vida eterna.
É uma esperança escatológica! Paulo escreveu aos Tessalonicenses:
“Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança. Se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e com ele, aqueles que nele dormiram… os mortos em Cristo ressuscitarão…” (I Ts 4:13-18, NVI).
“A graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo” (Tt 2.11-13, NVI).
Confiamos em Deus e em Cristo aqui e agora? Animamo-nos e fortalalecemo-nos com a esperança (ou certeza) de que ele está conosco, nos guiará e ajudará, cada dia? Temos esta outra esperança, a escatológica, a que se refere à volta de Cristo, à ressurreição e aos novos céus e nova terra? Neste Natal, enquanto refletimos sobre o significado e importância do nascimento de Cristo, renovemos nossa esperança!
Veja também:
I. Natal com fé
III. Natal com amor
Pr. Éber Lenz César (eberlenzcesar@gmail.com)
Obrigado, Pr.Éber, por mais uma mensagem de esperança e de salvação em CRISTO JESUS. Mais um aprendizado para o meu currículo, e para a minha corrida para o alvo. Abraços. Jerônimo Nascimento