Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

Milagres na família.

Jo 2.1-10.

Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia, achando-se ali a mãe de Jesus. Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento. Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho. Mas Jesus lhe disse: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. Então, ela falou aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser.

Estavam ali seis talhas de pedra, que os judeus usavam para as purificações, e cada uma levava duas ou três metretas. Jesus lhes disse: Enchei de água as talhas. E eles as encheram totalmente. Então, lhes determinou: Tirai agora e levai ao mestre-sala. Eles o fizeram. Tendo o mestre-sala provado a água transformada em vinho (não sabendo donde viera, se bem que o sabiam os serventes que haviam tirado a água), chamou o noivo e lhe disse: Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora.

 

Esta conhecida e fantástica história encoraja-nos a convidar e receber Jesus em nossa casa, para que ele dirija e abençoe nossa vida e nossa família, e faça os milagres necessários para que a mesma seja feliz. Naquela festa de casamento, em Caná da Galiléia, aconteceu algo imprevisto, um problema…  A presença e a intervenção de Jesus foi a salvação!

A certa altura da festa, acabou o vinho… Que situação! Maria o disse a Jesus, na expectativa de que ele faria alguma coisa para ajudar os pais dos nubentes. E estava certa. Jesus faria ali o seu primeiro milagre. Como sabemos, ele mandou os servos da casa encherem d’água as talhas que ali estavam. Eles o fizeram e Jesus transformou a água em vinho… Quando o maitre e os convidados beberam daquele vinho, comentaram que era muito melhor que o anterior, servido até então.

1. O vinho que acabou no meio da festa pode muito bem representar a alegria, o afeto e o amor de um casamento em crise.

Infelizmente, em muitos casamentos, esse vinho não é muito bom… ou já acabou, no meio da festa. Marido e mulher, ou os dois e os filhos não estão muito bem. E então, num dado momento, percebem que não têm mais tempo um para o outro, não têm paciência um com o outro, não conversam mais um com o outro, não têm mais alegria, não se amam como antes. Nos casos mais graves, os cônjuges não se relacionam mais, de jeito nenhum, nem sexualmente. Alguns até saem de sua própria festa (que já não é festa) e se intrometem na de algum outro casal… Então, em vez do vinho do amor, bebem o fel da infidelidade, do adultério, das decepções, da amargura, do sofrimento… Mas, tem jeito!

2. A presença de Jesus faz toda a diferença!

Teve jeito naquele casamento em Cana. E por que? Porque Jesus estava ali! Ele tinha sido convidado. É da máxima importância convidar Jesus para estar conosco em nosso casamento, em nosso lar, com a família e em todos os nossos empreendimentos.

Imprevistos acontecem! Os relacionamentos humanos são difíceis. Criar filhos é muito difícil. Há muitas interferências externas e circunstâncias adversas. Por isso, não há casal que não tenha problemas, sejam estes pessoais ou circunstanciais. Mas se tivermos fé em Deus, se tivermos Jesus no coração e no lar, ele fará verdadeiros milagres. Ele transformará água em vinho, conforme a necessidade.

Jesus disse, uma vez:

“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa…” (Apocalipse 3.20).

É preciso ouvir as batidas de Jesus à porta do seu coração e do seu lar, e abrir a porta, convidá-lo para entrar.

Pode ser que alguém pergunte: “Mas como é isso? Como é que Jesus, dois mil anos depois de sua morte, ressurreição e ascensão ainda bate em nossas portas, ou seja, sinaliza que quer entrar em nossas vidas e em nossos lares?” Simples. Ele o faz através do Espírito Santo, comunicando-se este com o nosso espírito. É o chamado “testemunho íntimo do Espírito Santo” (João 14.26; Romanos 8.16). Ele o faz também quando lemos a Bíblia, a Palavra de Deus e de Cristo, e quando oramos. Em alguns casos, e não são poucos, Cristo “bate” à porta do nosso coração quando sofremos um acidente ou nos defrontamos com uma enfermidade ou mesmo perda de um ente querido. Tais adversidades costumam derrubar nosso orgulho, levando-nos ao reconhecimento da nossa fragilidade e necessidade de Deus e de Cristo. Não é verdade que muitos correm para a igreja, pedem orações e buscam ajuda espiritual justamente ou somente nestas circunstâncias?

E como é que as pessoas podem abrir a porta do seu coração, da sua vida e do seu lar para Jesus? Arrependendo-se do seus pecados e conscientemente convidando Jesus para entrar, limpar o que estiver sujo e arrumar o que estiver fora do lugar. Outra vez, é o Espírito Santo, o Espírito de Cristo, que o faz, usando a Bíblia, a oração, a igreja e a fraternidade cristã.

3. Jesus Cristo é Senhor!

Neste ponto, precisamos lembrar que Jesus não é apenas o nosso Salvador, aquele que morreu na cruz fazendo expiação pelos nossos pecados e possibilitando o perdão dos mesmos, mediante nossos arrependimento e fé.  Ele é também nosso Senhor, aquele que ressuscitou dentre os mortos, está vivo e quer dirigir nossa vida, para o nosso bem! (Atos 2.32,36). Os que crêem nele e o recebem como  Salvador, devem recebê-lo também como Senhor, submetendo-se de bom grado à sua vontade, à sua direção, obedecendo os seus ensinos, os quais estão presentes em toda a Bíblia, principalmente no chamado Sermão do Monte.

Voltando ao texto que fala de Jesus à porta, batendo e querendo entrar, vale observar que muitos lhe abrem a porta, sim, e o deixam entrar, mas somente na sala de visitas. Assim, ele não pode fazer muito, porque a bagunça costuma estar nos demais compartimentos da casa… É preciso deixar Jesus entrar em todos os cômodos, ou seja, em todos os compartimentos ou áreas da vida. O quarto do casal pode representar o relacionamento (bom ou ruim) do casal, sua falta de dialogo, sua vida sexual, etc.; o quarto dos filhos pode representar o tipo de relacionamento que têm pais e filhos e o que estes vêem na televisão, nos táblets, etc.; e assim por diante… Jesus precisa ter acesso a todos os cômodos, a tudo na família, se queremos que ele a dirija, arrume, transforme, abençoe!

4. O milagre acontece quando obedecemos a Jesus.

Maria, mãe de Jesus, disse aos servos da casa onde acontecia o referido casamento e onde faltou vinho: “Fazei tudo o que ele vos disser” (João 2.5). Jesus, então, ordenou aos servos: “Enchei d’água as talhasE eles as encheram totalmente” (v.7). E se eles não o tivessem feito, se não tivesse obedecido? Certamente o milagre não teria acontecido. A presença de Jesus não teria feito nenhuma diferença…

Do mesmo modo, não faz diferença hoje alguém dizer que é religioso, que crê em Jesus, que é cristão e, todavia, não fazer o que ele manda. Havia gente assim na época de Jesus. E ele lhes disse:

“Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?” (Lucas 6.46)

Os ensinos e mandamentos de Jesus estão na Bíblia e nós precisamos ler e estudar a Bíblia regularmente para saber o que ele quer que façamos. E então obedecer, efetivamente fazer o que ele manda. Por exemplo:

  • Ele ensinou a verdade… Temos que dizer a verdade, sempre…
  • Ele ensinou a paciência… Temos que exercitar a paciência…
  • Ele ensinou o amor… Temos que amar o cônjuge com um amor muito especial e único, entendendo que amor é mais que sentimento, é ação…
  • Ele ensinou o perdão e a reconciliação… Temos que perdoar e  reconciliar…
  • E muitas outras coisas…

Descobriremos que, enchendo d’água as talhas, ou seja, por um ato simples de obediência, teremos talhas cheias de vinho. Descobriremos também, que este vinho, o de Jesus, é muito melhor que o nosso vinho.

Conclusão.

Seu vinho ou o de sua família não é lá grande coisa? Pior, já acabou? Tem jeito… se Jesus estiver presente! Se não está dentro, ele está fora, batendo à porta. Abra, deixe-o entrar, nao somente na sala, mas em toda a casa. Então, fale com ele. Diga-lhe, em oração, o que está acontecendo… Leia a Bíblia e faça o que está ali. Obedeça. Você verá que milagres ainda acontecem, por que “Jesus é o mesmo ontem, hoje e eternamente”

Veja a apresentação em slides desta mensagem:

milagres-na-familia-eber

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pr. Éber Lenz Cesar (eberlenzcesar@gmail.com)

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *