Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

O que pais podem dar aos filhos?

O que  pais podem dar aos filhos?

Dê aos seus filhos o que eles precisam, não o que eles querem.

Pais que, na infância, experimentaram pobreza e viram-se privados de muitas coisas, prometem a si mesmos que darão aos seus filhos tudo o que eles quiserem, custe o que custar. Ora, isto nem sempre é bom para a formação dos filhos. Além disso, as crianças precisam muito mais de amor, amizade e companheirismo do que de coisas caras para brincar.

Dê aos seus filhos um propósito, não simplesmente os prazeres da vida.

A diversão é necessária; os prazeres têm o seu lugar; mas são temporários. Em excesso e desacompanhados de alvos e propósitos, geram insatisfação e frustração. Seus filhos precisam de algo importante para fazer na vida, alguma coisa por que lutar… confiando em Deus. O profeta Isaías orou, dizendo: “Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti” (Is 26:3).

Dê aos seus filhos opções de escolha e oportunidades

Procure observar os interesses e aptidões dos seus filhos e encoraje-os a desenvolvê-los. Providencie brinquedos educativos, bons livros, boa musica e cursos afins. Não  decida por seus filhos o que eles hão de fazer da vida. Eles têm seus próprios sonhos.

Dê aos seus filhos encorajamento, não condenação

Exalte suas virtudes; diga-lhes que são especiais para você e que você os ama e espera que tenham êxito. Não lhes diga que são burros, estúpidos ou que nunca serão nada na vida. “Há poder em suas palavras!”

Dê aos seus filhos um exemplo, não um sermão.

É certo que os filhos precisam de ensino, conselhos e correção, mas é igualmente certo que eles aprendem mais com os exemplos. Os pais são os seus exemplos mais próximos e contundentes, para o bem ou para o mal. O apóstolo Paulo, por algum tempo, foi pai adotivo e espiritual do jovem Timóteo. Já idoso, escreveu-lhe: “Mantém o padrão das sãs palavras que de mim ouviste… Tu tens seguido de perto o meu ensino, procedimento, propósito, fé, longanimidade, amor, perseverança…” (II Tm 1.13; 3.10).

Dê aos seus filhos demonstração de amor, não de paixão.

As crianças são muito prejudicadas quando tomam por amor o que não passa de paixão. Mostre aos seus filhos o que é o verdadeiro amor. Ame seu cônjuge. “O amor é paciente, é benigno, o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba…” (I Co 13.4-8).

Dê aos seus filhos disciplina, não explosão de ira.

A disciplina é corretiva. Ministrada com amor, bom senso e auto-domínio, ajudará na formação do caráter dos filhos. Se intempestiva e explosiva, será um desastre. O sábio Salomão escreveu: “A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afastará dela” (Pv 22.15). “Castiga a teu filho, enquanto há esperança, mas não te excedas…” (Pv 19.18). “Não retires da criança a disciplina…” (Pv 23.13-14)

Dê aos seus filhos um lar, não simplesmente uma casa.

O sonho de muitos pais é adquirir casa própria. É um bom sonho, uma coisa necessária. Porém, acontece, às vezes, que, na luta pela casa própria e outros bens, os pais negligenciam a esposa e os filhos. Seria melhor criar os filhos numa casa de aluguel razoável e dar-lhes um lar, ou seja, o convívio de uma família unida e feliz. “Melhor é o pouco havendo o temor do Senhor… e amor, do que grande tesouro… onde há inquietação… e ódio” (Pv 15.16-17).  “Maridos, vivei a vida comum do lar…” (I Pe 3.7).

Dê aos seus filhos o conhecimento de Deus e um cristianismo autêntico, não uma religiosidade formal e vazia.

Seus filhos precisam de Deus e de Cristo. Só Deus pode dar sentido às suas vidas e fazê-los felizes; só Jesus pode salvá-los, dar-lhes vitória nas tentações e guardá-los da corrupção do mundo. Moisés disse a Israel: “O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração… Estas palavras estarão no teu coração… tu as inculcarás a teus filhos…” (Dt 6..4-7). E Paulo escreveu: “Pais, criai vossos filhos na disciplina e na admoestação do Senhor” (Ef 6.4).

 

Veja esta estatística recente tirada de uma revista canadense, Maclean’s, março 2015:

Adolescentes que creem em Deus:

  • 60% menos possibilidade de sofrer depressão
  • 40% menos possibilidade de usar álcool e drogas
  • 80% menos possibilidade de se envolver em sexo de risco
  • têm melhor comportamento sexual
  • têm melhor autoestima
  • ajudam mais em atividades voluntárias
  • a longo prazo, a espiritualidade protege

Deus abençoe sua família.

 
 
Pr. Éber Lenz César (eberlenzcesar@gmail.com)

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *