Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

Objetivos para 2016

Objetivos para 2016

Nos momentos finais do ano velho, costumamos orar agradecendo a Deus as bênçãos que nos concedeu durante o ano findo e suplicando que nos abençoe no ano novo. Tivemos muitas dificuldades, lutas e provações no ano velho, uns mais, outros menos. Contudo, Deus esteve conosco, nos ajudou a resolver muitos problemas, a transpor obstáculos ou conviver com situações difíceis que ele permitiu com algum propósito. Como o apóstolo Paulo, podemos dizer:  “Em todas estas coisas, somos mais que vencedores,  por meio daquele que nos amou” (Rm 8.37). Que isto nos sirva de encorajamento ao entrarmos no ano novo, defrontando-nos com novos e grandes desafios.

O que vamos pedir a Deus?

O que vamos pedir a Deus para o ano novo? Saúde? Dinheiro? Bens? Sim, visto que precisamos destas coisas e sabemos que Deus nô-las dá, prodigamente (Tg 1.17). Todavia, há coisas mais importantes que devemos prioritariamente pedir a Deus e buscar para o ano novo. São as chamadas necessidades espirituais. Os que ainda não se reconciliaram com Deus,  confessando-lhe seus pecados e recebendo o Salvador Jesus em seus corações,  precisam fazê-lo,  sem demora.  E todos devemos pedir e buscar  amor,  paz,  união,  compreensão, espírito de perdão… Paulo recomendou aos cristãos de Éfeso:

“Longe de vós toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda a malícia. Antes sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros , como também Deus em  Cristo vos perdoou…. e andai em amor, como também Cristo vos amou…” (Ef 4.31-5.2).

Precisamos curar todo ressentimento ou amargura que ainda houver em nossos corações; precisamos parar com esta mania de botar malícia em tudo, de criticar tudo e todos e de falar mal dos outros; precisamos ser mais bondosos com as pessoas, perdoando suas faltas, apreciando suas virtudes, elogiando seu trabalho.

Jesus disse: “Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus” (Mt 5.9).  Não seremos chamados ou reconhecidos como “filhos de Deus” a menos que decididamente promovamos a paz na família, na igreja e na sociedade.

Estas recomendações bíblicas aplicam-se muito bem às relações familiares. E há muito mais na Palavra de Deus.

  • Os maridos precisam amar suas respectivas esposas, ajudá-las em casa, tratá-las bem, apoiá-las, encorajá-las (Ef 5.25,28; I Pe 3.7).
  • As esposas precisam igualmente amar seus maridos, respeitá-los,  encorajá-los e ser boas donas de casa (Ef 5.22-23; Tt 2.3-5).
  • Os pais precisam educar seus filhos com firmeza e também com amor (Pv 622.6; 3.23; Ef 6.4).
  • Os filhos precisam honrar e obedecer aos seus pais (Ef. 6.1-2).

Precisamos todos administrar com sabedoria e prudência nossos recursos financeiros. Não sejamos consumistas; não gastemos mais do que ganhamos; evitemos fazer dívidas e tomar dinheiro emprestado. Os que têm dificuldade para administrar suas contas devem pedir conselhos a quem entende do assunto ou ler bons livros a respeito. Façamos do equilíbrio financeiro um entre outros objetivos a serem alcançados em 2014.

Enfim, a passagem de ano é um tempo muito bom para firmar alguns objetivos. Aí estão algumas dicas, recomendações bíblicas. Pense em suas próprias necessidades e faça a sua listinha. Mas pra valer. Muitos firmam novos propósitos… e os esquecem antes do final de janeiro…  Que Deus nos ajude com a perseverança!

Arrume as gavetas.

Muitos costumam fazer uma limpeza geral em sua gavetas e prateleiras, em casa e no escritório.  Espanamos e arrumamos o que ainda nos parece útil, e jogamos fora as coisas inúteis que amontoamos durante o ano. Façamos o mesmo com as nossas mentes e corações.  Joguemos fora tudo o que não presta, mesmo que,  por alguma obsessão doentia,  o tenhamos guardado  por um longo período de tempo, carinhosamente: ofensas,  ressentimentos, erros, fracassos, dissabores, imagens de violência ou promiscuidade sexual captadas da televisão ou na Internet; qualquer coisa que não se encaixe nestas palavras do apóstolo Paulo:

“Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável,  tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Fp 4.8).

Há muita coisa boa para por nas prateleiras e gavetas da mente e da alma: textos inteiros da Palavra de Deus; sentimentos bons de amor, de perdão e de encorajamento;  uma lista de assuntos e pessoas pelos quais orar; metas de vida, planos de evangelização, discipulamento e ajuda… Faça isto nesta virada de ano!  Deus o abençoe.

Pr. Éber César (eberlenzcesar@gmail.com)

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *