Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

A segunda vinda de Cristo

A segunda vinda de Cristo

A doutrina da segunda vinda de Cristo (Escatologia) requer um estudo profundo da Bíblia.  Teólogos e mestres divergem nos detalhes; representam pensamentos diferentes que têm rótulos tais como Pré-milenismo, Pós-milenismo, Amilenismo etc.  Em função dessas discordâncias, há intermináveis discussões, às vezes até divisões na igreja de Cristo.

Neste artigo, não tenho nenhuma intenção de entrar nessas discussões e muito menos arriscar interpretações, assumir uma ou outra posição escatológica. Meu único propósito é reafirmar a fé que é comum a todos os cristãos, a que confessa o essencial e aponta seus efeitos na vida do cristão.

  • Cristo morreu por nossos pecados
  • Cristo ressuscitou dentre os mortos
  • Cristo voltará
  • Os mortos ressuscitarão
  • Haverá novos Céus e nova terra

De forma a mais simples possível, menciono três ênfases do Novo Testamento, quando se refere à Segunda Vinda de Cristo:

Esperança.

A Segunda Vinda de Cristo é a bendita esperança do cristão.

“Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus…” (Tito 2.11-13).

Note que a “manifestação da glória de Cristo”, na sua segunda vinda, é chamada de “bendita esperança”, uma esperança da qual só se podem dizer as melhores coisas, pois o que se espera será maravilhoso, glorioso.

Quando se espera algo assim, quando se sabe, com certeza, que a vida e a história caminham para um fim assim, temos forças para perseverar nas lutas da vida, não desistir,  e preservar os valores cristãos.

Para muitos de nós, a vida, mesmo a vida cristã, é uma grande luta. A doutrina da volta de Cristo lembra-nos de que as coisas não vão ficar assim…  Não foi isso ou somente isso que Deus planejou para nós! Temos, à frente, um futuro glorioso, inimaginável! Como escreveu o apóstolo Paulo:

“Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” (I Coríntios 2.9).

Não deixe de notar: “… para aqueles que o amam”.

Transformação.

A Segunda Vinda de Cristo terá um tremendo poder de transformação.

Todo encontro com Cristo é transformador. Os evangelhos narram histórias maravilhosas de pessoas que se encontraram pessoalmente com Jesus Cristo durante o seu ministério terreno. As que creram nele foram radicalmente transformadas, claro, para melhor.

Hoje, não podemos nos encontrar com Cristo do mesmo modo, mas somente no âmbito do espírito, pela fé, quando lemos a Bíblia, quando oramos, quando ouvimos um sermão ou uma musica cristã inspiradora, e até mesmo numa experiência sofrida…  Todavia, quando Cristo voltar à Terra, os cristãos de todos os tempos e de todas as nações serão radicalmente, instantaneamente e permanentemente transformados, física e espiritualmente.  Claro, naquilo que não foram transformados no transcurso de sua vida terrena.

O apóstolo Paulo dedicou um capítulo inteiro de sua primeira carta aos Coríntios ao tema da ressurreição, a de Cristo e a dos que “morreram em Cristo” (morreram crentes em Cristo). A certa altura ele disse:

“… nem todos dormiremos (morreremos), mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão, e nós seremos transformados” (I Co 15.50-51).

O apóstolo João escreve sobre a intensidade ou alcance dessa transformação: ”

“Amados, agora somos filhos de Deus. E ainda não se manifestou o que havemos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque havemos de vê-lo como ele é” (I João 3.2).

Já pensou, de repente, passar a ser tão perfeito como o próprio Jesus?

O só saber disto, e assim esperar, já melhora as coisas, aqui e agora. Foi o que escreveu o apóstolo João, no verso seguinte:

“E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro” (I João 3.3).

A namorada que espera o namorado apronta-se, fica bonita e perfumada para ele. Assim a igreja (os cristãos), chamada “noiva de Cristo” (Ap 21.2,9). Nossa transformação deve começar aqui e agora, quando cremos em Cristo e o aceitamos como nosso Salvador e Senhor.  II Coríntios 5.17.

Consolo.

A certeza da Segunda Vinda de Cristo é um grande consolo.

As pessoas estavam tristes na igreja de Tessalônica, posto que alguns dos seus familiares e irmãos de fé tinham morrido. O apóstolo Paulo lhes escreveu:

“Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras (I Tessalonicenses 4.13-18).

Consolai-vos com estas palavras… Que palavras?

  • Palavras sobre a morte e a ressurreição de Cristo
  • Palavras sobre a volta de Cristo
  • Palavras sobre a ressurreição dos mortos
  • Palavras sobre a desejada transformação
  • Palavras sobre o nosso encontro com o Senhor
  • Palavras sobre uma eternidade com o Senhor Jesus!

Consolai-vos uns aos outros com estas palavras!

Pr. Éber Lenz Cesar
eberlenzcesar@gmail.com
Pregado na Igreja Presbiteriana do Bairro Imperial de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, em 30/06/2013

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *