Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

As crianças são importantes!

As crianças são importantes!

Jesus estava ensinando. Alguns pais lhe trouxeram seus filhos para que ele os abençoasse. As crianças corriam, falavam e riam sem nenhuma cerimônia. Os discípulos de Jesus depressa tentaram afastá-las dali.

“Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus… Então, tomando-as nos braços e impondo-lhes as mãos, as abençoou” (Mc 10.13-16).

Com isto, Jesus mostrou como as crianças são importantes!

Os pais precisam lembrar-se disto, sempre, e não dar mais importância ao trabalho, ao dinheiro, ao futebol, aos filmes ou às novelas do que dão aos filhos. A igreja também precisa dar importância às crianças.

Ensina a criança.

A Bíblia diz: “Ensina a criança no caminho em que deve andar…” (Provérbios 22.6). As crianças podem e devem ser ensinadas a respeito de Deus, de Jesus, da salvação, da vida cristã. E esta inclui caráter, trabalho honrado, bons relacionamentos… Os pais devem ensinar-lhes a amar a Deus e a Jesus, a orar e a orientar sua vida pelos ensinos da Bíblia.
As crianças de hoje serão adolescentes, jovens e adultos amanhã. Como serão? Dependerá da educação que seus pais lhes derem. Se for uma educação verdadeiramente cristã, os resultados serão maravilhosos. A igreja pode e deve ajudar.

Meu testemunho pessoal.

Na minha infância e adolescência, meus pais reuniam os filhos e liam a Bíblia para nós, oravam conosco e nos ensinavam a orar. Quando necessário, eles nos davam umas chineladas (nunca com violência) e, depois, nos mostravam na Bíblia as passagens sobre obediência aos pais, brigas de irmãos, mentiras e coisas tais, e também sobre o amor e o perdão de Deus. Nos domingos, eles nos levavam à igreja.

É verdade que nos cultos dos grandes, eu, o caçula, dormia recostado no colo da mamãe. Mas foi assim que aprendi a amar a igreja e o ensino da Palavra de Deus. Por toda a minha vida de jovem e adulto, eu tenho agradecido a Deus a educação cristã que recebi. Não sendo melhor do que ninguém, Cristo e o Evangelho protegeram-me de muitos males.
Eu e minha esposa criamos nossos  três filhos da mesma forma. Hoje, os três são cristãos praticantes, envolvidos nos serviços da igreja. Dois deles, sem qualquer pressão de nossa  parte, mas por vocação divina, são pastores. As quatro netas vão pelo mesmo caminho… Com gratidão a Deus, podemos dizer como o apóstolo João: “Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que os meus filhos andam na verdade” (III João 4).

A ajuda da igreja.

Com a intenção de ajudar os pais na nobre tarefa de educar seus filhos nos caminhos de Deus, as igrejas geralmente têm um Departamento Infantil na chamada Escola Bíblica Dominical, onde professores treinados ministram lições bíblicas e lições de vida às crianças, e conduzem atividades recreativas e de convivência social. Os pais também têm  a oportunidade de participar de Estudos Bíblicos, ouvir as pregações bíblicas com seus preciosos ensinos; e eventualmente, palestras sobre casamento, crianção de filhos etc. As igrejas acompanham com carinho e oração as crianças que as frequentam.
Pais, o bem maior que vocês podem dar aos seus filhos, mais ainda nestes tempos difíceis em que vivemos, é o conhecimento de Deus, a fé em Cristo, o caráter cristão!

Pr. Éber Lenz César (eberlenzcear@gmail.com)

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *