Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

O que vamos pedir a Deus em 2017?

O que vamos pedir a Deus em 2017?

Nossa primeira semana do ano foi de oração. Logicamente vamos continuar orando o ano inteiro, tanto para agradecer as bênçãos que Deus nos tem dado, como  para pedir… O que agradecer, já sabemos. Mas, o que pedir? São tantas as necessidades…

Nossas necessidades

O que vamos pedir a Deus ? Saúde? Dinheiro? Bens? Certamente!  Precisamos de todas estas coisas e sabemos que Deus nô-las dá, prodigamente (Tg 1.17). Entretanto, há coisas mais importantes que devemos prioritariamente pedir e buscar. São as chamadas necessidades espirituais: amor,  paz,  união,  compreensão, espírito de perdão, honestidade, disposição para trabalhar e servir…  O apóstolo Paulo escreveu:

“Longe de vós toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda a malícia. Antes sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros , como também Deus em Cristo vos perdoou […] e andai em amor” (Ef 4.31-5.2)

Precisamos curar todo ressentimento ou amargura que ainda houver em nosso coração; precisamos parar com essa mania de maliciar tudo, criticar, falar mal uns dos outros; precisamos ser mais bondosos com as pessoas, perdoando suas faltas, apreciando suas virtudes, elogiando seu trabalho. Jesus disse:

“Bem-aventurados os pacificadores […]” (Mt 5.9).

Estes princípios aplicam-se muito bem às relações familiares:

  • os maridos precisam amar suas respectivas esposas, ajudá-las em casa, tratá-las bem, apoiá-las, encorajá-las (Ef 5.25,28; I Pe 3.7);
  • as esposas precisam igualmente amar seus maridos, respeitá-los, encorajá-los e ser boas donas de casa (Ef 5.22-23; Tt 2.3-5);
  • os pais precisam educar seus filhos com firmeza e também com amor (Pv 622.6; 3.23; Ef 6.4);
  • os filhos precisam honrar e obedecer seus pais (Ef. 6.1-2);
  • precisamos todos administrar com sabedoria e prudência nossos recursos financeiros (somos mordomos de Deus).

As necessidades dos outros e do mundo

Orar pelos outros é interceder. Jesus, nosso fiel Sumo Sacerdote, intercede por nós (Hb 7.25). “Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza … e intercede por nós sobremaneira […]” (Rm  8.26). Nós também devemos interceder pelos outros, pela cidade (como precisa!), pelo país (mais ainda!) e pelo mundo (muito, muito mais!). Paulo escreveu a Timóteo:

“Antes de tudo, exorto que se use a prática de súplicas […] intercessões por todos os homens, em favor […] de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (I Tm 2.1-4).

Temos motivos para reclamar, criticar e até mesmo desesperar? Muitos. Mas de que adianta? Melhor orar com fé, em nome de Jesus… Orar e agir! Dar exemplo de integridade, honestidade, serviço!

“Muito pode, por sua eficácia, a oração do justo” (Tg 5.16).

“[…] Exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais […] mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios […] Sujeitai-vos a toda instituição humana por causa do Senhor […] como livres que sois, não usando, todavia, a liberdade por pretexto da malícia, mas vivendo como servos de Deus. Tratai a todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai ao rei” (I Pe 2.11-17).

Oremos por pastores segundo o coração de Deus… e por um avivamento espiritual no coração dos que ouvem a Palavra, mas não praticam, ou nem sequer vão ouvir… E que não nos falte o olhar compassivo, amplo, que vê além… os enfermos, os favelados, os desprovidos, os encarcerados, os refugiados, as crianças e os adolescentes explorados e violentados, os povos não alcançados com a boa nova do evangelho, a igreja perseguida, os países em guerra… Incluamos tudo isto em nossas orações intercessórias em 2017 e sempre.

Pr. Éber César (eberlenzcesar@gmail.com)

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *