Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

Aceitação

Aceitação

Tem gente que se olha no espelho e não gosta do que vê; fala e não gosta do que diz e ouve; e não gosta da vida que tem… Isto é um problema de aceitação e autoestima. Não sei se é o seu caso.

O sentimento de aceitação é da máxima importância. Crianças, adolescentes e jovens precisam ser aceitos por seus pais, irmãos e colegas. Todos precisamos ser aceitos por nossos pares no trabalho, por nossos irmãos na igreja e pela sociedade. O sentimento de inaceitação tem levado crianças, adolescentes  e adultos a se comportarem de maneiras estranhas somente para chamar a atenção dos outros, como que dizendo ou mesmo gritando: “Ei, olhem para mim! Dêem-me um pouco de atenção!” Sobre isto a Bíblia nos diz:

1.   Deus nos ama e nos aceita como somos.

Não rejeita o pecador; somente pede que se arrependa dos seus pecados e obedeça aos seus mandamentos. Até porque, se o fizer, será mais bem sucedido e mais feliz, e gostará muito mais de si mesmo e da vida. Leia Salmo 32. 5-8; Tg 4.8.  Jesus compadecia-se das multidões e dizia: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso” (Mt 11.28, BLH).

2. Devemos aceitar a nós mesmos.

Se Deus nos aceita e nos ama como somos, (incluindo nossa aparência), por que não nos aceitarmos também? Não somos perfeitos, mas fomos criados “à imagem e semelhança de Deus” (Gn 1.26). Por seu poder e garça, todas as coisas cooperam para fazer-nos cada vez mais parecidos com Jesus (Rm 8.28-29). E, maravilha! O Espírito de Deus e de Cristo habita em nós! (Rm 8.11).

3. Devemos aceitar uns aos outros.

Se Deus, que é perfeito, nos aceita, que motivo temos para não nos aceitarmos uns aos outros? (Rm 15.7).  Não significa que estamos satisfeitos uns com os outros ou que vamos fechar os olhos para os defeitos e pecados uns dos outros. Devemos nos aceitar uns aos outros porque todos temos virtudes e defeitos e porque podemos e devemos nos ajudar uns aos outros no processo de crescimento e aperfeiçoamento.

 

Pr. Éber Lenz César

Se você acha que este texto pode ser útil a outras pessoas. compartilhe. Está no meu Facebook também.

eberlenzcesar@gmail.com

 

Este texto em PDF

ACEITAÇÃO

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *