Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

Aceitação

Aceitação

Tem gente que se olha no espelho e não gosta do que vê; fala e não gosta do que diz e ouve; e não gosta da vida que tem… Isto é um problema de aceitação e autoestima. Não sei se é o seu caso.

O sentimento de aceitação é da máxima importância. Crianças, adolescentes e jovens precisam ser aceitos por seus pais, irmãos e colegas. Todos precisamos ser aceitos por nossos pares no trabalho, por nossos irmãos na igreja e pela sociedade. O sentimento de inaceitação tem levado crianças, adolescentes  e adultos a se comportarem de maneiras estranhas somente para chamar a atenção dos outros, como que dizendo ou mesmo gritando: “Ei, olhem para mim! Dêem-me um pouco de atenção!” Sobre isto a Bíblia nos diz:

1.   Deus nos ama e nos aceita como somos.

Não rejeita o pecador; somente pede que se arrependa dos seus pecados e obedeça aos seus mandamentos. Até porque, se o fizer, será mais bem sucedido e mais feliz, e gostará muito mais de si mesmo e da vida. Leia Salmo 32. 5-8; Tg 4.8.  Jesus compadecia-se das multidões e dizia: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso” (Mt 11.28, BLH).

2. Devemos aceitar a nós mesmos.

Se Deus nos aceita e nos ama como somos, (incluindo nossa aparência), por que não nos aceitarmos também? Não somos perfeitos, mas fomos criados “à imagem e semelhança de Deus” (Gn 1.26). Por seu poder e garça, todas as coisas cooperam para fazer-nos cada vez mais parecidos com Jesus (Rm 8.28-29). E, maravilha! O Espírito de Deus e de Cristo habita em nós! (Rm 8.11).

3. Devemos aceitar uns aos outros.

Se Deus, que é perfeito, nos aceita, que motivo temos para não nos aceitar-mos uns aos outros? (Rm 15.7).  Não significa que estamos satisfeitos uns com os outros ou que vamos fechar os olhos para os defeitos e pecados uns dos outros. Devemos nos aceitar uns aos outros porque todos temos virtudes e defeitos e porque podemos e devemos nos ajudar uns aos outros no processo de crescimento e aperfeiçoamento.

 

Pr. Éber Lenz César

Se você acha que este texto pode ser útil a outras pessoas. compartilhe. Está no meu Facebook também.

eberlenzcesar@gmail.com

 

Este texto em PDF

ACEITAÇÃO

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *