Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

“Minha Pátria Para Cristo”… mais que um hino, uma oração

“Minha Pátria Para Cristo”… mais que um hino, uma oração

Sou do tempo das paradas do Sete de Setembro. Em agosto, a fanfarra começava seus ensaios. Então, vinham os ensaios das paradas ou desfiles nas ruas. No Dia da Pátria, vestíamos uniformes diferentes, brancos. Por duas vezes, tive a honra de portar a bandeira nacional, à frente do pelotão! Multidões nas ruas assistindo o desfile, sacudindo bandeirolas. Havia civismo e patriotismo!

Isto ainda acontece em cidades do interior, como em Alto Jequitibá, MG, cidade de Márcia, minha esposa. Estou chegando de lá, onde assisti o tradicional desfile do Sete de setembro e a festa com comes e bebes, promovida pela Igreja Presbiteriana local e Colégio Estadual Rev. Cícero Siqueira.  Este ano a festa foi no dia 3, sábado.

Hoje, quase não vemos desfiles cívicos. Para a maioria, o dia da nossa independência é apenas um feriado como outro qualquer. Não valorizamos devidamente o famoso Grito do Ipiranga: “Independência ou Morte!” E será que valorizamos nossa independência? Lutaríamos por ela, até à morte? Amamos nossa Pátria? Orgulhamo-nos do nosso país? Do verde-amarelo mais que do rubro-negro ou do tricolor? Talvez um pouco… na Copa, no Pan, nas Olimpíadas!

Entretanto, quando, em 1822, o Príncipe Regente D. Pedro gritou “Independência ou Morte!”, ele o fez liderando brasileiros dispostos a morrer por sua Pátria. Seria melhor do que viver sem liberdade, subjugados a Portugal e explorados.

Independente, o Brasil fez o seu caminho e tornou-se uma grande nação. Com uma superfície total de 8.514.876 km², nosso país é o quinto maior país do mundo, depois da Rússia, China, Canadá e Estados Unidos. Nossa Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo. Temos o quinto maior contingente populacional do mundo. Somos um povo alegre, comunicativo, hospitaleiro, abraçador. Tivemos e temos muitos problemas (Agora, então!), mas devemos agradecer a Deus por essa terra maravilhosa, rica em petróleo e minerais, produtiva, resguardada de vulcões, terremotos, tornados, tsunamis e guerras.

Como cristãos, devemos agradecer a Deus a liberdade religiosa também. Podemos nos reunir à vontade, podemos pregar e distribuir Bíblias e literatura evangélica o quanto quisermos. De fato, como se sabe, nestes últimos anos, de um modo ou de outro, o Evangelho cresceu muito neste país.

Mas é preciso listar alguns dos nossos problemas quase crônicos, e orar pelo Brasil: a corrupção nos altos escalões do Governo e da política de modo geral, a violência nas grandes cidades, a desigualdade social, a pobreza de muitos, a saúde mal assistida, a educação precária, a moralidade decadente… Vendemos turismo sexual! Importamos, produzimos, consumimos e exportamos mais pornografia do que alimentos!

Dissemos que a igreja cresceu muito por aqui nestes últimos anos, mas, em grande medida, cresceu com motivações erradas e doutrinação equivocada, muito prejudicial.

Sim, precisamos orar muito por nosso país, por nossas cidades, por nossas famílias, por nossas igrejas. Particularmente, eu creio que estas precisam de um grande e poderoso avivamento espiritual. E creio que igrejas avivadas, santificadas e cheias do Espírito, atuando, de fato, como “sal da terra” e  “luz do mundo” farão grande diferença, em cada cidade e no país como um todo.

“Minha Pátria para Cristo…” não deveria ser apenas um hino… Deve ser o anelo mais profundo e sincero do nosso coração brasileiro… e uma oração constante.

Pr. Éber Lenz César
Leia a Oração pela Pátria, a seguir.
Se você acha que esta mensagem pode abençoar vidas, compartilhe com seus amigos, principalmente nesta Semana da Pátria.

Oração pela Pátria

Senhor, nós te agradecemos pela belezas naturais com que dotaste nossa Pátria, pelas imponentes florestas e montanhas, pelos majestosos rios, pela profusão das flores, pela riqueza da fauna… Ao contemplarmos este céu marcado pelo magnífico Cruzeiro do Sul, como nos deslumbramos, Senhor!

Pedimos, no entanto, que dês a este Brasil, mais do que belezas naturais, mais do que liberdade política. Suplicamos liberdade espiritual pelo conhecimento da Verdade como está revelada na tua Palavra. Liberdade do pecado; liberdade da superstição e das crendices que escravizam milhões de brasileiros.

Ó Deus, permite que o Senhor Jesus seja mais conhecido em nossa Pátria… Que a bandeira auriverde tremule sob as bênçãos divinas e, assim, a sua legenda ORDEM E PROGRESSO seja observada com muito mais patriotismo. Em nome do nosso Senhor Jesus Cristo. Amém

Juracy Fialho Viana, em 1980. Ela é escritora e membro da Igreja Presbiteriana das Graças, em Recife, PE. Já completou 106 anos de idade.
 
_______________________________________
Leia também O BRASIL TEM JEITO
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *