Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

Tessal – I. Ação de graças (1.1-10)

Estudos para PG

I Tessalonicenses

ESTUDO 1 – AÇÃO DE GRAÇAS E DEFESA. 1.1-10.

Recorde o que dissemos na INTRODUÇÃO sobre a origem da Igreja de Tessalônica. Recorde também a rota seguida pelo apóstolo Paulo depois que ele esteve em Tessalônica. Quem foi que voltou àquela cidade, a pedido de Paulo, para ver como estava a igreja e para fortalecer os crentes? Onde estava o apóstolo Paulo quando este seu auxiliar o encontrou, mais tarde, e lhe deu notícias da igreja de Tessalônica? Que fez o apóstolo, então?

Paulo recebeu boas notícias da igreja de Tessalônica, mas soube também que os adversários, os mesmos que o quiseram prender quando esteve naquela cidade, estavam falando mal dele, e tentando desacreditar seu ministério. Assim, essa primeira carta do apóstolo àqueles cristãos contém, nos capítulos iniciais: ação de graças pelas virtudes da igreja e defesa do ministério; mais ação de graças que defesa, no capitulo 1, e mais defesa que ação de graças, no capítulo 2.

1. AÇÃO DE GRAÇAS. 1.1-4.

Depois de um breve prefácio (1.1), Paulo apressa-se a dizer aos tessalonicenses que se lembra deles em todas as suas orações (1.2 Ver Rm 1.8ss; I Co 1.4ss; Ef 1.15ss; Fp 1.3ss; Cl 1.3,9ss). Estas passagens indicam que o apóstolo levava a sério o ministério da oração. Trabalhava muito, viajava muito, pregava em todas as oportunidades, mas não negligenciava a oração…

a) Paulo e seus auxiliares davam graças a Deus porque os tessalonicenses tinham: FÉ operosa (1.6-9), AMOR abnegado (4.9-10) e ESPERANÇA firme (1.10). Esse trio de virtudes aparece noutras passagens, especialmente em I Co 13.13. Aqui em I Ts, ESPERANÇA vem por último, como um clímax, porque o tema principal da epístola é a expectava da segunda vinda de Cristo; em I Co 13.13, a seqüência e FÉ, ESPERANÇA e AMOR, porque o tema daquele capitulo é o AMOR.

Pensemos em nossa igreja: Nossa Fé é operosa? Nosso AMOR é abnegado? Nosa ESPERANÇA é firme? Relacione:

• Obras da FÉ (Ver Tg 2.14-17)

• Expressões do AMOR (Ver I Co 13.4-7)

• Indícios da ESPERANÇA (Ver Tt 2.11-13).

b) Paulo e seus companheiros regozijavam-se e davam graças a Deus porque os membros da igreja de Tessalônica (falando de um modo geral) tinham sido ELEITOS. Corno o sabiam? Pelas razões mencionadas nos vs. 5-10, que passamos a considerar.

2.  DEFESA. 1.5-10.

Esses versículos são também uma primeira defesa de Paulo. Falam da seriedade do seu ministério em Tessalônica, e dos frutos alcançados. 

O sentido dessa passagem é o seguinte: “Irmãos, visto que temos adversários nesta cidade, e que, segundo fornos informados, eles estão atacando a nossa integridade e, assim, procurando solapar a vossa fé, quero lembrar-vos o teor da nossa pregação aí em Tessalônica, e também a maneira como nos conduzimos entre vós. Além disso, o fato que recebestes a mensagem com tanta alegria, e vos tomastes uma igreja modelo, e o fato que deixastes os (ídolos para servirdes o Deus vivo e verdadeiro, demonstram claramente que o que aconteceu aí em Tessalônica foi obra do Espírito Santo, e uma evidência da vossa eleição”.

Que evidências temos nós de que o que o que se vem fazendo em nossa igreja, há alguns anos, é obra do Espírito Santo? O que não seria?

Éber César

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *