III. Outros conselhos importantes (II Tm 2.14-26)
Leia o texto bíblico.
De uma cela, numa prisão romana, Paulo escreve cartas às igrejas e a alguns amigos e colaboradores. Não perde tempo com autocomiseração, mas segue ministrando a Palavra, fortalecendo as igrejas e os pastores. Escreveu duas cartas ao jovem pastor Timóteo, a quem considerava como “filho na fé” (I Tm 1.2), “amado filho” (II Tm 1.2). Orava por ele “sem cessar” (II Tm 1.3) e, nesta carta, lhe dá sábios e importantes conselhos.
1. Recorde os dois principais conselhos que o apóstolo deu a Timóteo na cessão anterior (II Tm 2.1 e 8). Lembre-se sempre deles.
2. A julgar pelas recomendações e conselhos do apóstolo a Timóteo em 2.14-26, a igreja de Éfeso, pastoreada por esse jovem pastor, tinha um problema, uma fraqueza que precisava ser corrigida. Qual era? O que Paulo recomenda repetidas vezes, de maneiras diferentes, nesta seção?
2.14 ______________________________________________________
2.16-17 ___________________________________________________
2.23-23 ____________________________________________________
Acontece ainda? Quais tendências pecaminosas levam a isto? Quais podem ser as consequências? (As que Paulo menciona nestes versículos e outras).
Em contrapartida, como deve falar, corrigir se necessário, o “servo do Senhor”? 2.24-25
Leia: Pv 17.1, 14; 30.10; Tt 3.9; Ef 4.29-32. Decida evitar toda e qualquer discussão, contenda, exaltação de ânimo, briga. Ore por isso.
3. Não sendo “contenda de palavras” (14), “falatórios inúteis e profanos” (16), “linguagem que corrói como câncer” (17), ou por “questões insensatas e absurdas” (23), é preciso, sim, defender a verdade, a boa moralidade, a sã doutrina (com brandura, com mansidão). Veja 2. 18-19.
- Além desses conselhos gerais, Paulo tem conselhos específicos para Timóteo (e para cada um de nós). Quais?
- 2.15 ____________________________________________________
- 2.22 ____________________________________________________
4. Versos 2.20-21. Paulo contrasta os que aceitam e praticam estas recomendações com os que não as praticam. O que você quer ser, de verdade?
Éber Lenz César (eberlenzcesar@gmail.com)