Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

III. E o povão não entendeu…

Jesus entrou em Jerusalém “humilde e montado num jumentinho” (Mt 21.5). Ao contrário do que tinha feito até então, ele agora queria revelar-se publicamente como o Messias, Rei dos Judeus. Não o Rei e Messias militar que os judeus esperavam, mas um Messias de paz e salvação. Por isso montou um jumentinho, não um cavalo de guerra. WhatsApp Image 2020-03-19 at 15.45.23 (1)

Foi triunfal, de qualquer modo. A multidão, que não entendeu a mensagem do jumentinho, fez a festa. À moda antiga, em aclamações de reis, estenderam mantos e ramos pelo caminho, e o aclamaram com “Glórias!” e Hosanas!”, termo que significa: “Salva-nos agora!”. 

Salva-nos de que? De Roma ou do pecado e do Inferno? (Mc 11.9-10). Jesus sabia, e entristeceu-se. Mais triste ficou com a incredulidade de Jerusalém. Lamentou: ”Ah! Se você tivesse entendido como seria bom para você! Mas agora é tarde”. Profetizando o sítio e a destruição da cidade, acrescentou:

“Tudo isso porque você não reconheceu Deus nem o recebeu quando ele veio em pessoa!” (Adaptado de Lc 19.41-44).

Acontece ainda hoje. Há os que gritam “Glórias e Aleluias!” com expectativas equivocadas acerca de Jesus e suas bênçãos. Se não as recebem, decepcionam-se. Jesus ouve seu louvor, vê seus shows, e se entristece. Há mesmo cidades e culturas que rejeitam Jesus, sua salvação, seu padrão de vida, sua paz… Jesus vê e chora! Talvez devêssemos entender alguns dos problemas e desastres que ocorrem em muitas igrejas e cidades como castigo por sua desobediência à Palavra de Deus e rejeição do puro evangelho. Terrível!

Éber Lenz César

Ver as outras mensagens desta série:

  1.   Introdução
    1. Introdução
    2. Primeiro a cruz, depois o céu
    3. E o povão não entendeu
    4. Quando a religião só atrapalha
    5. Por que, Judas?
    6. A hora mais sombria
    7. A crucificação de Jesus
    8. A ressurreição de Jesus

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *