Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

Aumenta-nos a fé

Aumenta-nos a fé

Num contexto em que Jesus lhes ensinava a perdoar tantas vezes quantas necessárias, seus discípulos lhe pediram: “Aumenta-nos a fé” (Lc 17.5).  Interessante eles terem associado a necessidade de perdoar com a necessidade de mais fé…

Mas o assunto aqui é a necessidade de mais fé, não só para perdoar, mas para toda a nossa relação com Deus em todas as circunstâncias da vida. “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11.6). A oração pelo aumento da fé, portanto, está no caminho do agrado ao Deus Criador. Feita com sinceridade, será atendida.

E quem não precisa de mais fé? Como aqueles primeiros discípulos de Jesus, somos “homens de pequena fé”. Você se lembra? Advertindo-os contra a ansiedade pelas necessidades básicas da vida, Jesus lhes disse, entre outras coisas:

“Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta… E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo… quanto mais a vós outros, homens de pequena fé (Mt. 6.26-30).

Numa outra ocasião, a ansiedade daqueles homens foi por um outro motivo: proteção. Eles estavam num barco com Jesus, atravessando o Mar da Galileia. Sobreveio uma grande tempestade. Jesus, cansado, dormia profundamente,  até que os discípulos, apavorados, o acordaram, clamando:

“Senhor, salva-nos! Perecemos!” Jesus acordou e lhes disse: “Por que sois tímidos, homens de pequena fé? E, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar; e fez-se grande bonança” (Mt 8.23-26).

Precisamos de fé, muita fé, para crer que Deus existe, provê nossas necessidades básicas e nos protege. Mais fé é necessária quando não temos abundância das coisas, ou quando vemos parentes, amigos e irmãos desempregados, passando necessidade; ou quando um ou outro destes perde a vida num acidente… Tais circunstâncias põem nossa fé à prova. Mais que noutros momentos, é hora de orar: “Senhor, aumenta-nos a fé!”

O capítulo 11 da carta aos Hebreus, referido acima, é conhecido como  o capítulo da fé na Bíblia. De fato, ele traz muitos e maravilhosos exemplos de homens e mulheres de fé nos tempos do Velho Testamento. Para aumento da nossa fé, vamos considerar brevemente algumas destas histórias, dando-lhes títulos em conformidade com a experiência vivida.

1. Homens de fé cultuam a Deus. Hb 11.4,6.

Bem no começo da história da humanidade, Caim e Abel ofereceram sacrifícios a Deus. Caim ofereceu o fruto da terra; Abel, um cordeiro. Deus aceitou a oferta (o culto) de Abel, mas rejeitou a de Caim. O texto não explica por que Deus se agradou de uma oferta e da outra não. Mas há duas coisas a considerar: (1) O mal caráter de Caim, já conhecido de Deus e manifestado em seguida, prejudicou o seu culto. (2) O bom caráter de Abel e principalmente a sua fé validaram o seu culto. “Pela Abel ofereceu mais excelente sacrifício do que Caim; pelo que obteve testemunho de seu justo…” (v. 6).

2. Homens de fé têm paciência.  Hb 11.7.

O outro exemplo é o de Noé. Ele viveu com sua família numa época de extrema corrupção.  Em razão desta, Deus resolveu destruir aquela civilização com um dilúvio. Mas proveu um escape para Noé, sua família e quantos mais se arrependessem e cressem. Ordenou a Noé que construísse um barco enorme. E foi o que aquele homem fez pela fé…” O velho trabalhava na construção e discursava todos os dias, anunciando o dilúvio e chamando o povo ao arrependimento. Ganhou o titulo de “pregador da justiça” (2 Pe 2.5). Ao que parece, fez isso por cento e vinte anos (Gn 6.3), contando sempre com um dilúvio que nunca acontecia…  Então,  um dia, subitamente, começou a chover forte, e não parou durante quarenta dias e quarenta noites! Na verdade, “romperam-se todas as fontes do grande abismo, e as comportas dos céus se abriram” (Gn 7.11); “o mundo foi afogado” (2 Pe 3.6).

Com muita frequência, somos impacientes, não sabemos esperar pelo cumprimento das promessas de Deus ou por resposta às nossas orações. Daí a necessidade de orarmos:  “Senhor, aumenta-nos a fé!”

3. Homens de fé obedecem. Hb 11.8.

Deus disse a Abraão: “Sai da tua terra, da tua parentela… e vai para um terra que te mostrarei…” (Gn 12.2). Abraão obedeceu, pela fé:  Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu… e partiu sem saber aonde ia…” (Hb 11.8).  A mulher de Abraão também é citada como mulher de fé: Pela fé, também, a própria Sara recebeu poder para ser mãe, não obstante o avançado de sua idade, pois teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa” (Hb 11.11).

Vale lembrar que nem sempre este casal teve essa fé toda. Deus lhes havia prometido um filho e numerosa descendência. Eles esperaram, esperaram… E nada. Abraão já era idoso, e Sara era estéril! Eles precisavam mesmo de fazer aquela oração: “Senhor, aumenta-nos a fé!” Ao invés disso, porém, passado algum tempo, Sara sugeriu ao marido que dormisse com sua escrava e dela gerasse um descendente. E Abraão concordou! Mas o expediente mundano somente lhes trouxe problemas… A despeito disto, Deus cumpriu sua promessa, quatorze anos mais tarde. Isaque, “o filho da promessa”,  nasceu quando Abraão estava com cem anos e Sara com noventa!

É assim conosco também. Nem sempre obedecemos, nem sempre esperamos, nem sempre confiamos. Mas a fé pode crescer e mormente cresce com a experiência. “Senhor, aumenta-nos a fé!”

4. Homens de fé têm visão.  Hb 11.13.

Por toda a Bíblia encontramos exemplos maravilhosos de homens e mulheres de fé que tiveram visão espiritual e foram tenazes, perseverantes para avançar, não se importando com as circunstâncias adversas e as oposições. Neste mesmo capítulo de Hebreus, lemos que Abel, Noé, Abraão, Sara, Jacó, José, Moisés e muitos outros, “todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra” (v. 13). Em vida, com os olhos físicos, não viram o cumprimento de certas promessas; viram-no, porém, com os olhos da fé, lá na frente!

Quando caminhamos com o Senhor, respaldados por suas promessas, nossa visão espiritual torna-se mais aguçada. E vamos sempre oramos: “Senhor, aumenta-nos a fé… Dá-nos uma fé tão grande que possamos ver adiante o caminho que tens traçado e as coisas maravilhosas que ainda vais fazer…”

Se desejar, comente, me escreva sobre este assunto, acrescentando ideias e experiências.

Pr. Éber Lenz Cesar
eberlenzcesar@gmail.com

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *