Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

A verdadeira felicidade

A verdadeira felicidade

Power-point desta mensagem. É preciso baixar para ver.

Você é feliz? Sabe em que consiste a verdadeira felicidade? Tem certeza de onde e como á encontrá-la? Muitos a têm buscado nas riquezas, no status,  nas viagens e nos prazeres do mundo. Nesses dias de Carnaval, milhares entregam-se à folia, às bebidas alcoólicas, às drogas e ao sexo promíscuo iludidos por uma alegria e felicidade enganosas e efêmeras. Muitos casam-se e constituem família acreditando que assim serão felizes, certamente. Lamentavelmente, não é o que acontece com a maioria…

A verdadeira felicidade está em Cristo!

Essa afirmação não é evangeliquês! É fato! Jesus Cristo é o único que pode nos salvar, nos perdoar, nos reconciliar com Deus! Ele nos conforta, nos enche o coração de paz e alegria, nos dá um sentido para a vida!

O apóstolo Paulo era filho de uma família rica e ilustre, foi educado aos pés de Gamaliel, notável mestre judaico; era fariseu, a seita mais zelosa do Judaísmo, e ocupava posição social invejável. Entretanto, a verdadeira felicidade ele somente a encontrou em Cristo. E confessou: “… considero tudo como perda por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor” (Fp 3.7,8). Perseguido por pregar o evangelho de Cristo, preso em Roma, sem saber se seria executado no dia seguinte ou se viveria, ele escreveu aos cristãos de Filipos a carta mais alegre do Novo Testamento. Nessa carta, lemos suas declarações mais alegres, felizes e otimistas: “Alegrai-vos sempre no Senhor…  Não andeis ansiosos de coisa alguma… Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação… Tudo posso naquele que me fortalece” (Fp 4.4, 6, 11, 13).  Milhares de pessoas em todo o mundo e em todos os tempos têm vivenciado essa alegria e essa felicidade! Você seria um deles?

A verdadeira felicidade está ao alcance de todos!

A real felicidade está em ter Cristo no coração, no lar, na vida. Contudo, o que é necessário fazer para vivenciá-la? A resposta a essa pergunta importante pode estar nestas palavras do próprio Cristo: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, abrir a porta, entrarei em
sua casa e cearei com el e ele, comigo”  (Ap 3.20)  Note duas coisas: 

(a) É preciso ouvir a voz de Cristo. Como? Mediante a pregação do evangelho, a leitura da Bíblia e também de alguma literatura que fale de Jesus, da salvação, da felicidade. Jesus costumava dizer: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça” (Mc 4.9). E o autor da carta aos Hebreus escreveu: “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração” (Hb 3.7,8). 

(b) É preciso abrir a porta, isto é, responder positivamente à pregação do evangelho ou à leitura da Bíblia; reconhecer que Cristo é o Filho de Deus, o único e suficiente Salvador; confessar a Deus a pecaminosidade nata e receber seu perdão; e mais: submeter-se ao senhorio de Cristo. Sua promessa aos que ouvem sua voz e lhe abrem a porta é esta: “… entrarei em sua casa e ceare
i com ele, e ele, comigo”.

A verdadeira felicidade começa aqui e continua no céu!

Com quem costumamos nos assentar à mesa? Quem comumente participa de nossas refeições? O côjuge, os pais, os filhos, os irmãos e amigos íntimos. Jesus promete entrar, sentar-se à mesa, cear conosco, permanecer conosco em nosso lar e em nossa vida. Que privilégio tê-lo conosco, em nossa intimidade!  Como escreveu o profeta Isaías, ele que é “Maravilhoso Conselheiro, Deus forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Is 9.6). Ele mesmo disse: “Eu sou o Pão da Vida” (Jo 6.35), “Eu sou o Bom Pastor” (Jo 10.24),; vocês são meus “amigos” (Jo 15.14,15). Jesus é fonte inesgotável de alegria e felicidade (Is 12.3). Claro que, desde sua morte, ressurreição e ascensão, ele está presente e nos faz felizes através do Espírito Santo que prometeu enviar-nos (Jo 14.16-18; At 1.8).

Pense na fantástica alegria que pode ter sido a companhia de Jesus para Maria, Marta e Lázaro, no lar de Betânia (Jo 11); para Pedro e demais discípulos em Betsaida (Mc 3.14), para Zaqueu, o publicano de Jericó (Lc 19), para a mulher samaritana (Jo 4), para a mulher adúltera (Jo 8), para os dois discípulos de Emaús (Lc 24.13ss), para Paulo (Fp 1.21,23). E para você – que significado tem a companhia d
e Jesus? Felicidade?

Essa felicidade começa aqui na Terra, mas se completa e continua no céu! Depois de sua morte e ressurreição, Jesus despediu-se dos seus discípulos, dizendo-lhes: “Vou preparar-vos lugar (…) e voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que onde eu estou, estejais vós também” (Jo 14.2,3). O apóstolo Paulo, referindo-se à volta de Cristo e à ressurreição no final dos tempos, escreveu: “… e estaremos para sempre com o Senhor” (I Ts 4.11). Então,  como lemos no Apocalipse, último livro da Bíblia, o próprio Cristo “…enxugará dos olhos toda lágrima, a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor (…)” (Ap 21.4). A felicidade será completa e eterna! O citado Paulo escreveu também aos Coríntios: “…nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” (I Co 2.9).

No entanto, enquanto estamos aqui e temos oportunidade, é preciso ouvir as batidas de Cristo à porta do nosso coração, abri-la de par em par, convidá-lo a entrar e então cear com ele – ou seja, viver em sua companhia uma vida de comunhão, sincera e estreita amizade. 

Pr. Éber Lenz César. Capítulo do seu livro Passando Pelo Vale Árido (2000). Pregado na Igreja Sal da Terra de Brasília em 03/03/2019.

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *