Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

8. Santo remédio

WhatsApp Image 2020-06-22 at 16.07.08

Pastorais da pandemia

8. Santo remédio

No primeiro século os cristãos sofriam circunstâncias muito adversas, incluindo severa perseguição. Hoje, temos as nossas próprias adversidades, mais ou menos severas. Essa pandemia agravou algumas, já existentes, e trouxe outras…

As cartas que os apóstolos escreveram àqueles cristãos contém palavras de conforto e encorajamento que ainda hoje são um santo remédio para os que sofrem. Pedro, por exemplo, lembrou-lhes:

Deus nos regenerou, razão porque “temos uma viva esperança e uma herança imperecível, pura e imaculada, que não muda nem se deteriora, guardada para vocês no céu.”

E mais:

“Por meio da fé que vocês têm, Deus os protege com seu poder até que recebam essa salvação, pronta para ser revelada nos últimos tempos” (I Pedro 1.3-7). Maravilha!

De todas as formas, estamos nos protegendo do coronavírus. Resguardemo-nos, igualmente da tristeza, do queixume, do desânimo, da ansiedade, do medo… Não temos ainda um remédio comprovadamente eficaz para a COVID-19; mas para tais sentimentos e estado de espírito, sim. Um santo remédio! Seu “princípio ativo” regenera, revigora, corrige, fortalece, purifica, alegra. Chama-se esperança. Nesse contexto bíblico, o termo não significa esperar por alguma coisa que pode ou não acontecer. Refere-se à salvação, ao céu, a uma eternidade com Cristo. Por isso, essa esperança é descrita como “herança imperecível, pura e imaculada, que não muda nem se deteriora”, por mais severas que sejam as adversidades. “Está guardada para vocês no céu” e “Deus os protege com seu poder até que recebam essa salvação […]” .

O apóstolo Pedro acrescenta:

”Portanto, alegrem-se com isso, ainda que agora, por algum tempo, vocês precisem suportar muitas provações. Elas mostrarão que sua fé é autêntica […]”.

Viu isso? Ele disse “agora, por algum tempo”. Não será para sempre! Tem por propósito, exercitar a nossa fé e mostrar se ela é autêntica.

Então? A pandemia está aí, assim como outras “muitas provações”. O remédio também. É para tomar todos os dias, direitinho.

Éber Lenz César. (eberlenzcesar@gmail.com). Igreja Sal da Terra Brasília, 23/06/2020

Leia as outras mensagens desta série:

1. Espera pelo Senhor!

2. Uma luz no fim do túnel

3. Mais tarde do que nunca!

4. Aprendendo no deserto

5. E todas estas mortes?

6. Contágio

7. Não perca a esperança

8. Santo remédio

9. Relva verde

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *