Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

2. Uma luz no fim do túnel

Pastorais de Pandemia

2. Uma luz no fim do túnel

Esta semana, deparei-me com estes versículos: “Levante-se, Jerusalém! Que sua luz brilhe para que todos a vejam, pois sobre você se levanta e reluz a glória do Senhor. Trevas escuras como a noite cobrem as nações da terra, mas sobre você se levanta e se manifesta a glória do Senhor” (Is 60.1-2). Achei lindo, e apliquei à nossa presente situação, nessa pandemia.

03 uma luz no fim do tunelOriginalmente, estas palavras foram ditas aos habitantes de Jerusalém. Eles estavam vivendo dias difíceis. O Senhor os encorajou: “Levante-se, Jerusalém! Que sua luz brilhe para que todos a vejam…” Noutras palavras: “Nada de desânimo e prostração! Vocês têm a luz do Senhor, ao contrário das nações idólatras que os cercam. A glória do Senhor está sobre vocês! Que todos a vejam! Brilhem!” A luz atrai os que estão nas trevas. “As nações virão à sua luz […]” (vs. 3 e seguintes).

Mas Israel falhou… Essa profecia somente começou a se cumprir com Jesus e, então, através de sua Igreja, o “novo Israel”. O velho Simeão, quando tomou o bebê Jesus nos braços, profetizou: “Ele é luz de revelação às nações e a glória do teu povo, Israel” (Lc 2.27-32; Is 49.6). Jesus diria: “Eu sou a luz do mundo […]” (Jo 8.12). Depois, disse aos seus discípulos: “Vocês são a luz do mundo […]” (Mt 5.14).

A profecia de Isaías vai ainda mais longe. Os versos finais dizem como será quando Jesus voltar: “A violência desaparecera […]. Você [Jerusalém] não precisará do brilho do sol durante o dia, nem da claridade da lua durante a noite, pois o Senhor será sua luz eterna […]” (vs.18-19). Foi o que Deus revelou a João, quando no exílio:  “Eu via a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu […]”  (Ap 3.12; 21.2).

Dias difíceis? Trevas à volta? Nada de prostração! Há uma luz no fim do túnel, tão  forte que já nos ilumina dentro do túnel!  É Jesus, a luz que nos ilumina!

Memorize este versículo: “Levante-se… Que sua luz brilhe para que todos a vejam, pois sobre você se levanta e reluz a glória do Senhor. Trevas […] cobrem as nações […], mas sobre você se levanta e se manifesta a glória do Senhor” (Is 60.1-2). Se isto já é maravilhoso agora, imagine quando a Nova Jerusalém descer do céu!

Pr. Éber Lenz César (eberlenzcesar@gmail.com)

Igreja Sal da Terra, Brasília

1. Espera pelo Senhor!

2. Uma luz no fim do túnel

3. Mais tarde do que nunca!

4. Aprendendo no deserto

5. E todas estas mortes?

6. Contágio

7. Não perca a esperança

8. Santo remédio

9. Relva verde

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *