Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

5. CONSOLAR uns aos outros

PASTORAis da pandemia II

RELACIONAMENTOS

5. CONSOLAR uns aos outros

Num tempo como este, de isolamento, limitações, perdas, apreensão, medo e até pânico, muitos estão precisando é de consolo! Também sobre isto, a Bíblia tem muito a nos dizer.05 Consolar

Consolar é confortar, aliviar o sofrimento, suavizar a dor. Nem sempre sabemos como fazer isso. Às vezes, mesmo com boas intenções, dizemos impropriedades aos que estão sofrendo, e os entristecemos ainda mais… E é o que às vezes fazem conosco também.

Para bem consolarmos precisamos orar e depender do Espírito Santo, o “Consolador”  (Jo 14.16);  e precisamos conhecer a Palavra de Deus. O Espírito nos traz à lembrança textos bíblicos apropriados, promessas de Deus e exemplos de pessoas que encontraram conforto na Palavra.

O apóstolo Paulo escreveu aos Coríntios:

“O que profetiza [ministra a Palavra], fala aos homens, edificando, exortando e consolando…” (I Co 14.3).

Mesmo sendo tão preparado e forte, esse apóstolo escreveu aos cristãos Romanos: 

“Muito desejo ver-vos, a fim de repartir convosco algum dom espiritual… para que, em vossa companhia, reciprocamente nos confortemos por intermédio da fé mútua, vossa e minha” (Rm 1.11-12).

Repartimos dons, compartilhamos a fé! 

Os cristãos de Tessalônica estavam tristes e confusos com a morte de irmãos e amigos (como tantos nessa pandemia). Inspirado, Paulo os instruiu sobre a situação dos que tinham morrido. Ao final, disse-lhes: “Consolai-vos, pois, com estas palavras” (I Ts 4.13-18). “Com estas palavras”, com o que a Bíblia ensina a respeito. E sobre qualquer outra tribulação.

Os testemunhos pessoais são importantes, desde que destaquem e exaltem o que Deus tem feito. Veja:

‘Bendito seja Deus…  o Pai  de misericórdias e Deus de toda consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus” (II Co 1.3-4).

Então, tem muita gente por aí precisando de consolo. Seja um consolador! Encontre maneiras, mesmo enquanto durar essa pandemia.

Éber Lenz César (eberlenzcesar@gmail.com)

Leia as outras mensagens desta série:

1. Mais que AMIGOS

2. ACEITAR uns aos outros

3. ENCORAJAR uns aos outros

4. SUPORTAR uns aos outros

5. CONSOLAR  uns aos outros

6. ACONSELHAR uns aos outros

7. CONFESSAR uns aos outros

8. AMAR uns aos outros

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *