5. CONSOLAR uns aos outros
PASTORAis da pandemia II
RELACIONAMENTOS
5. CONSOLAR uns aos outros
Num tempo como este, de isolamento, limitações, perdas, apreensão, medo e até pânico, muitos estão precisando é de consolo! Também sobre isto, a Bíblia tem muito a nos dizer.
Consolar é confortar, aliviar o sofrimento, suavizar a dor. Nem sempre sabemos como fazer isso. Às vezes, mesmo com boas intenções, dizemos impropriedades aos que estão sofrendo, e os entristecemos ainda mais… E é o que às vezes fazem conosco também.
Para bem consolarmos precisamos orar e depender do Espírito Santo, o “Consolador” (Jo 14.16); e precisamos conhecer a Palavra de Deus. O Espírito nos traz à lembrança textos bíblicos apropriados, promessas de Deus e exemplos de pessoas que encontraram conforto na Palavra.
O apóstolo Paulo escreveu aos Coríntios:
“O que profetiza [ministra a Palavra], fala aos homens, edificando, exortando e consolando…” (I Co 14.3).
Mesmo sendo tão preparado e forte, esse apóstolo escreveu aos cristãos Romanos:
“Muito desejo ver-vos, a fim de repartir convosco algum dom espiritual… para que, em vossa companhia, reciprocamente nos confortemos por intermédio da fé mútua, vossa e minha” (Rm 1.11-12).
Repartimos dons, compartilhamos a fé!
Os cristãos de Tessalônica estavam tristes e confusos com a morte de irmãos e amigos (como tantos nessa pandemia). Inspirado, Paulo os instruiu sobre a situação dos que tinham morrido. Ao final, disse-lhes: “Consolai-vos, pois, com estas palavras” (I Ts 4.13-18). “Com estas palavras”, com o que a Bíblia ensina a respeito. E sobre qualquer outra tribulação.
Os testemunhos pessoais são importantes, desde que destaquem e exaltem o que Deus tem feito. Veja:
‘Bendito seja Deus… o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus” (II Co 1.3-4).
Então, tem muita gente por aí precisando de consolo. Seja um consolador! Encontre maneiras, mesmo enquanto durar essa pandemia.
Éber Lenz César (eberlenzcesar@gmail.com)