3. ENCORAJAR uns aos outros
PASTORAIS DA PANDEMIA 2
RELACIONAMENTOS
3. ENCORAJAR uns aos outros
Estabelecer, aprofundar e manter bons relacionamentos é um tremendo desafio. Por isso, não custa recordar os ensinamentos bíblicos a respeito. Podem ser praticados até numa pandemia.
Antes de tudo, precisamos aceitar no coração, na mente e no contexto em que vivemos aqueles que o Senhor põe em nosso caminho. Feito isto, precisamos ser bênção em sua vida. Deus prometeu a Abraão: “Eu o abençoarei […]”. E, então, ordenou-lhe: “Seja uma bênção!” (Gn 12.2-3).
De forma natural e expontânea “compartilhamos virtudes” (Pr. Paulo Jr.). Motivação, coragem e ânimo são disposições ou virtudes compartilháveis e muito necessárias. “O encorajamento é o oxigênio da alma!” (G. Adams). A vida é uma luta! Os desafios são enormes! Os obstáculos são frequentes! Pandemias acontecem! Cansamos, desanimamos e até desistimos, a menos que alguém nos encoraje: “Vamos, você consegue! Vou orar por você e, se necessário, eu ajudo!” Se nós precisamos disso, os outros também precisam.
Talvez o melhor texto bíblico a respeito seja este:
“Pensemos em como motivar uns aos outros na prática do amor e das boas obras. E não deixemos de nos reunir, como fazem alguns, mas encorajemo-nos mutuamente […]” (Hb 10.24-25).
O autor menciona uma área específica onde carecemos sempre de motivação: “Na prática do amor e das boas obras”. Mas isto inclui tudo o mais, você não acha?
Obviamente, podemos e devemos motivar e encorajar as pessoas individualmente. Mas o texto fala de encorajamento nas reuniões da igreja (sejam onde e como for). Boa razão para não nos ausentarmos. “Não deixemos de nos reunir, mas encorajemo-nos mutuamente […]”. Paulo e Barnabé leram a Palavra na Sinagoga de Antioquia. Quando terminaram, os chefes da Sinagoga lhes disseram: “Se vocês têm uma palavra de encorajamento para o povo, podem falar” (At 13.15).
Pregação + testemunhos + louvores podem ser muito encorajadores. Numa pandemia o jeito é usar as redes sociais, reuniões on-line e Lives. Coragem!
Éber Lens César
Igreja Sal da Terra Brasília