2. ACEITAR uns aos outros
Aceitação! Atitude indispensável em todos os bons relacionamentos. O apóstolo Paulo escreveu aos Romanos:
“Que Deus, aquele que concede paciência e ânimo, os ajude a viver em completa harmonia uns como os outros, como convém aos seguidores de Cristo. Então, todos vocês poderão se unir em uma só voz para louvar e glorificar a Deus […]. Aceitem-se uns aos outros como Cristo os aceitou, para que Deus seja glorificado” (Rm 15.5-7). Noutra versão: “Acolhei-vos uns aos outros […]” .
Que texto! Uma dica tremenda para vivermos em harmonia e melhor cultuarmos e glorificarmos a Deus!
Como ensinam os mestres da psicologia, para melhor aceitarmos os outros, precisamos aceitar a nós mesmos; para abraçarmos os outros com sinceridade, precisamos abraçar a nós mesmos. Precisamos reconhecer nossos erros e potencialidades, e, então, com oração e humildade, corrigir aqueles e desenvolver estas, admitindo que, nesta vida, nunca seremos perfeitos. Isto nos ajuda a aceitar os outros de igual modo. Melhor ainda, “como Cristo os aceitou”.
Como é importante nos sentirmos aceitos em nossa família, igreja e trabalho! Se é importante para nós, é importante para os outros também.
Tendemos a aceitar e acolher em nosso coração e contexto somente aqueles que nos são naturalmente simpáticos, que pensam como nós, cujos temperamentos se assemelham ao nosso, de cujas companhias e amizades esperamos tirar algum proveito (?). Contudo, o texto acima ordena que nos acolhamos “uns aos outros” indistintamente. E tem este outro: “Aceitem os que são fracos na fé […] pois Deus os aceitou” (Rm 14.1,3. Ver Sl 27.10; 36.7). Jesus desenvolveu relacionamentos mais próximos com 12 homens (inclusive Judas) e algumas mulheres (inclusive Madalena), mas acolhia a todos que dele se aproximavam (Lc 9.11).
Mesmo numa pandemia, podemos e devemos praticar aceitação e, assim, estabelecer e fortalecer bons relacionamentos. Ore por seus familiares, irmãos e amigos; telefone, envie mensagens, participe das reuniões on-line… Deus o abençoe!
Éber Lenz César (eberlenzcesar@gmail.com)