1. Mais que amigos
No Ministério Sal da Terra, enfatizamos a importância dos bons relacionamentos. Outros ministérios e igrejas o fazem também. Não poderia deixar de ser. São ordenados na Palavra de Deus. No Novo Testamento há inúmeras passagens que nos ensinam como fazê-lo.
Numa pandemia, o distanciamento e outras tantas limitações prejudicam nossos relacionamentos, mas apenas em parte. Podemos mantê-los, fortalecê-los e até multiplicá-los usando sabiamente os recursos tecnológicos. Não temos que esperar passar a pandemia.
Igreja não é clube, não é empresa, não é simplesmente uma instituição. Igreja é gente, povo escolhido, salvo, santificado e enviado. Sua santidade não é piegas; é real, prática e crescente. Inclui os referidos bons relacionamentos.
Os relacionamentos cristãos são diferentes, mais profundos e duradouros que os relacionamentos que existem fora da igreja. Por que? Porque a Igreja é “corpo de Cristo”, é “família de Deus” (Ef 2.19). Somos mais que amigos, somos “irmãos” (I Jo 3.14). Querendo dizer o quanto estamos ligados uns aos outros e dependemos uns dos outros, o apóstolo Paulo escreveu:
“Somos membros diferentes do mesmo corpo, e todos pertencemos uns aos outros” (Rm 12.4-5).
Corpo ou família, o fato é que seus membros se relacionam, necessitam uns dos outros e servem uns aos outros.
Menciono aqui apenas algumas daquelas muitas expressões bíblicas que nos ordenam e ensinam como construir bons relacionamentos:
“Amem-se com amor fraternal e tenham prazer em honrar uns aos outros” (Rm 12.10);
“Ensinem e aconselhem uns aos outros” (Cl 3.16);
“Pensemos em como motivar uns aos outros na prática do amor e das boas obras. E não deixemos de nos reunir […] mas encorajemo-nos mutuamente” (Hb 10.24-25) etc..
Isso tem a ver com consciência, obediência, atitude, trabalho, compartilhamento… É amor em ação! Agrada a Deus e nos ajuda a cumprir nossa missão, com ou sem pandemia. Minhas próximas pastorais serão sobre estas passagens “uns aos outros”. Deus o abençoe.
Éber Lenz César. (eberlenzcesar@gmail.com). Igreja Sal da Terra Brasília