Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

5. O vírus da TRISTEZA

PASTORAIS DA PANDEMIA III

SENTIMENTOS

5. TRISTEZA05 Arte TRISTEZA

“A vida não é triste. Tem horas tristes.” (R. Rolland, novelista francês). Sim, temos muitas alegrias na vida, mas tem hora… Essa pandemia… Essa explosão no Líbano!

A Bíblia tem muito a nos dizer sobre alegria e tristeza. Por ex.: “Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã” (Sl 30.5). Vem mesmo, se não ficarmos a lamentar adversidades e cultivar mágoas. O melhor é conversar com a própria alma e animá-la: “Por que estás abatida, ó minha alma?… Espera em Deus, pois ainda o louvarei…” (Sl 42.11). É assim que a tristeza da noite dá lugar à alegria da manhã.

Homens e mulheres de Deus se entristecem, por razões diversas. Não é pecado. O próprio Jesus se entristeceu e chorou (Mt 26.38; Jo 11.35). Combate-se este vírus com oração, esperança e atitudes. Davi orou, dizendo: “Até quando, Senhor… estarei eu relutando… com tristeza no coração cada dia?… Atenta para mim, responde-me…” Sabemos que o Senhor o ouviu, pois, logo à frente, ele disse: “… regozije-se o meu coração na tua salvação. Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem” (Sl 13). Numa coluna, liste os problemas, adversidades e perdas; noutra, todo o bem que o Senhor lhe tem feito. Você verá que tem muito mais motivos para agradecer e se alegrar do que para lamentar e se entristecer. Até o que nos parece mal, o Senhor usa para o bem (Rm 8.28-29).

Culpamos os outros e as circunstâncias por nossa tristeza; mas a causa bem pode ser nossos próprios pecados. Davi, quando pediu perdão a Deus por seu adultério, pediu também: “Restitui-me a alegria da tua salvação…” (Sl 51.12).

O pecado causa tristeza, mas, repito, tristeza não é pecado. Entretanto, como o coronavírus, pode levar à morte (II Co 2.7). “Morrer de tristeza”, dizem os pesquisadores, não é apenas uma expressão hiperbólica…

Concluo com esta exortação do apóstolo Paulo: “Alegrai-vos sempre no Senhor!” (Fp 4.4). O Senhor, o Senhor mesmo, e tudo o que ele nos tem feito e prometeu ainda fazer é nossa fonte de alegria, a vacina contra o vírus da tristeza!

Éber Lenz César (eberlenzcesar@gmail.com)

Leia as outras mensagens desta série.

 

1. O vírus da ANSIEDADE

2. O vírus da SOLIDÃO

3. O vírus da CULPA

4. O vírus do MEDO

5. O vírus da TRISTEZA

6. O vírus da DÚVIDA

_________________________________________________

PASTORAIS DA PANDEMIA I – Conforto

 

PASTORAIS DA PANDEMIA II – Relacionamentos

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *