Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

4. O vírus do MEDO

PASTORAIS DA PANDEMIA III

SENTIMENTOS

4. MEDO

Isolamento, máscaras, privações, tudo para nos protegermos e aos outros também. Cuidados necessários. Mas o medo… 04 Arte MEDOTemos medo de nos contaminarmos com o coronavírus;  a COVID-19 é coisa séria! Porém, antes da pandemia, quantos outros medos! Alguns são o resultado de experiências traumáticas na infância ou de uma educação super protetora…

Crianças e adultos têm medo. Em muitos casos, o medo é benéfico, pois, sem ele, não tomaríamos certos cuidados. Por exemplo: o medo de sofrermos um acidente faz-nos dirigir com cuidado; o medo de causarmos um escândalo e sofrermos as consequências ajuda-nos a resistir às tentações; o medo diante de uma ameaça ou do desconhecido faz-nos prudentes. Medo do escuro? Desnecessário.

O chamado “temor do Senhor”, tantas vezes mencionado na Bíblia, não é medo propriamente.  É reverência, respeito ao Deus Todo Poderoso e Justo; é levar Deus a sério! Não é medo porque Deus também é Pai Amoroso!

Sem o “temor do Senhor”, aí sim, temos medo. Porque no fundo sabemos que não sabemos muita coisa (se alguma),  que não podemos muita coisa, e nada merecemos…  Se não confiamos em Deus, então, como será?

No Éden, Adão e Eva tinham perfeita comunhão com Deus. Então, tentados pelo Diabo, não levaram Deus a sério, não confiaram nele nem como Criador nem como Pai. Pecaram. Resultado: “Esconderam-se da presença do Senhor…” Quando Deus os chamou, Adão, encolhido e trêmulo atrás da moita, respondeu: “Ouvi a tua voz, tive medo e me escondi!” Comunhão, confiança, paz, segurança… foi tudo para trás da moita! Então, a causa primordial desse medo é a falta de confiança em Deus, e o pecado.

A vacina para esse vírus é o temor do Senhor, que inclui fé, confiança, amor e obediência. Ele prometeu:  “Eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo” (Is 41.13). Portanto, “o Senhor é o meu Pastor… Ainda que eu ande pelo vale da sobra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo…” (Sl 23,1,4). Então, não tenha medo! Ore, confie, obedeça! Deus nos ama e cuida de nós!

Éber Lenz César

______________________________________________

Leia as outras mensagens desta série.

1. O vírus da ANSIEDADE

2. O vírus da SOLIDÃO

3. O vírus da CULPA

4. O vírus do MEDO

5. O vírus da TRISTEZA

6. O vírus da DÚVIDA

_________________________________________

 SÉRIE I – CONFORTO

____________________________________________________________________

SÉRIE II: RELACIONAMENTOS

 _________________________________________

SÉRIE III: SENTIMENTOS

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *