Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

A melhor motivação

A melhor motivação

Numa reunião de igreja, alguns dos participantes admitiram não estarem motivados para participar dos cultos, ler a Bíblia, orar, evangelizar, servir… Pedi que mencionassem, então, o que os motivava…

Muitos parecem bastante motivados para estudos, profissão, viagens, eventos, festas e coisas tais. Tudo bem! Essas coisas são importantes e necessárias. Entretanto, há outras ainda mais importantes e necessárias. Aquelas mencionadas no primeiro parágrafo e outras relacionadas.

Por que são mais importantes? Por que prioriza-las? Porque aumentam o conhecimento de Deus e sua vontade; porque nos fazem mais puros e santos, como Deus quer; porque fortalecem a fé, o amor e os relacionamentos; porque contribuem mais para a nossa felicidade do que a formação acadêmica, os bons empregos, o dinheiro e o status social. Por isso Jesus disse:

“Busquem, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça…” (Mt 5.33). 

Saulo de Tarso foi um homem motivado, intenso. Antes de sua conversão a Cristo, seus motivos eram equivocados. Esforçava-se ao máximo na prática legalística do judaísmo e… perseguia os cristãos. Quando se converteu a Cristo, mudou de lado, ajustou o foco e tornou-se um dos mais dedicados e frutíferos servos do Senhor Jesus. Referindo-se ao que antes considerava mais importante, ele disse:

“Pensava que essas coisas eram valiosas, mas agora as considero insignificantes por causa de Cristo… insignificantes comparadas ao ganho inestimável de conhecer a Cristo Jesus, meu Senhor” (Fp 3.7-8 NVT). Chegou mesmo a dizer: “Para mim, o viver é Cristo…” (Fp 1.21).

Se assim entendemos, as coisas que antes considerávamos imprescindíveis, vão para o fim da fila, tornam-se contingenciais. Concluo com esta outra citação do apóstolo Paulo: “O amor de Cristo nos impulsiona… Ele morreu por todos, para que os que recebem sua nova vida não vivam mais para si mesmos, mas para Cristo, que morreu e ressuscitou por eles” (II Co 5.14-15). 

Quais são os seus valores mais preciosos? O que mais o motiva? O que você busca em primeiro lugar e por que?

 

Éber Lenz César (eberlenzcesar@gmail.com)

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *