Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

6. Benefícios da ESPERANÇA

PASTORAIS  DA PANDEMIA

6. Benefícios da ESPERANÇA

06 Arte beneficios da ESPEANCA

Em tempos como estes, de pandemia e outras adversidades, percebemos mais prontamente o valor das esperanças, se as temos.

Os psicólogos dizem que nossas esperanças  afetam positivamente nossa saúde física e emocional. Pessoas esperançosas são menos propensas à ansiedade e à depressão; têm mais perseverança e resiliência etc. Ótimo! Mas, nesta reflexão, vou referir alguns benefícios das esperanças cristãs.

Consolo. Os cristãos de Tessalônica estavam tristes com a morte de seus queridos; o apóstolo Paulo explicou-lhes o que vai acontecer com os cristãos mortos e vivos quando Cristo voltar. Deu-lhes esperança! E concluiu: “Consolai-vos uns aos outros com estas palavras” (I Ts 4.13-18).

Alegria. 

“Como são felizes… os que põem sua esperança no Senhor” (Sl 146.5).

Força e coragem.

“Sejam fortes e corajosos, todos vocês que põem sua esperança no Senhor” (Sl 31.23-24).

Gera outras virtudes

Paulo escreveu aos Colossenses: “Temos ouvido falar de sua fé… e de seu amor… que vêm da esperança confiante naquilo que lhes está reservado no céu” (Cl 1.3-5).

Santifica. 

Referindo-se à volta de Cristo, João escreveu: “Todos que têm essa esperança se manterão puros, como ele é puro” (I Jo 3.2-3).

Protege nossa mente de heresias e dúvidas. 

A esperança [certeza] da salvação é parte da armadura do cristão: “…usem a salvação como capacete…” (Ef 6.17)

Produtividade.

Aquele cuja esperança é o Senhor “é como árvore plantada junto ao rio… Não teme os longos meses de seca [ou de pandemia], e nunca deixa de produzir frutos” (Jr 17.7-9; Sl 1).

Ajuda-nos no cumprimento do nosso ministério.

O apóstolo Paulo cumpriu um longo ministério. Foi motivado principalmente por seu amor a Cristo, mas também pela esperança do galardão celestial.  Ele escreveu:  “… terminei a corrida e permaneci fiel. Agora o prêmio me espera… O prêmio não será só para mim, mas para todos que, com grande expectativa [esperança], aguardam a sua vinda” (II Tm 4.6-8. Ver I Co 9.24-25).

“Por isso, irmãos, sejam pacientes enquanto esperam a volta do Senhor… Consideramos felizes aqueles que permanecem firmes em meio à aflição [pandemia]” ( Tg 5.9,11).

eberlenzcesar@gmail.com

Leia as outras mensagens desta série:

1. A graça dá ESPERANÇA 

2. Não perca a ESPERANÇA

3. Que ESPERANÇA temos?

4. A esperança das ESPERANÇAS

5. A ESPERANÇA dos alfinetes

________________________________________

Veja as outras séries de PASTORAIS DA PANDEMIA

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *