6. Benefícios da ESPERANÇA
PASTORAIS DA PANDEMIA
6. Benefícios da ESPERANÇA
Em tempos como estes, de pandemia e outras adversidades, percebemos mais prontamente o valor das esperanças, se as temos.
Os psicólogos dizem que nossas esperanças afetam positivamente nossa saúde física e emocional. Pessoas esperançosas são menos propensas à ansiedade e à depressão; têm mais perseverança e resiliência etc. Ótimo! Mas, nesta reflexão, vou referir alguns benefícios das esperanças cristãs.
Consolo. Os cristãos de Tessalônica estavam tristes com a morte de seus queridos; o apóstolo Paulo explicou-lhes o que vai acontecer com os cristãos mortos e vivos quando Cristo voltar. Deu-lhes esperança! E concluiu: “Consolai-vos uns aos outros com estas palavras” (I Ts 4.13-18).
Alegria.
“Como são felizes… os que põem sua esperança no Senhor” (Sl 146.5).
Força e coragem.
“Sejam fortes e corajosos, todos vocês que põem sua esperança no Senhor” (Sl 31.23-24).
Gera outras virtudes.
Paulo escreveu aos Colossenses: “Temos ouvido falar de sua fé… e de seu amor… que vêm da esperança confiante naquilo que lhes está reservado no céu” (Cl 1.3-5).
Santifica.
Referindo-se à volta de Cristo, João escreveu: “Todos que têm essa esperança se manterão puros, como ele é puro” (I Jo 3.2-3).
Protege nossa mente de heresias e dúvidas.
A esperança [certeza] da salvação é parte da armadura do cristão: “…usem a salvação como capacete…” (Ef 6.17)
Produtividade.
Aquele cuja esperança é o Senhor “é como árvore plantada junto ao rio… Não teme os longos meses de seca [ou de pandemia], e nunca deixa de produzir frutos” (Jr 17.7-9; Sl 1).
Ajuda-nos no cumprimento do nosso ministério.
O apóstolo Paulo cumpriu um longo ministério. Foi motivado principalmente por seu amor a Cristo, mas também pela esperança do galardão celestial. Ele escreveu: “… terminei a corrida e permaneci fiel. Agora o prêmio me espera… O prêmio não será só para mim, mas para todos que, com grande expectativa [esperança], aguardam a sua vinda” (II Tm 4.6-8. Ver I Co 9.24-25).
“Por isso, irmãos, sejam pacientes enquanto esperam a volta do Senhor… Consideramos felizes aqueles que permanecem firmes em meio à aflição [pandemia]” ( Tg 5.9,11).
eberlenzcesar@gmail.com
Leia as outras mensagens desta série:
1. A graça dá ESPERANÇA
2. Não perca a ESPERANÇA
3. Que ESPERANÇA temos?
4. A esperança das ESPERANÇAS
5. A ESPERANÇA dos alfinetes
________________________________________