Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

1. A graça dá ESPERANÇA

PASTORAIS DA PANDEMIA IV

1. A graça dá ESPERANÇA

Prolonga-se a pandemia… Cansados, desanimados, apreensivos? Nada como uma palavra de esperança! Melhor, várias mensagens bíblicas de esperança.01 Arte GRACA DA ESPERCANCA

Uma das minhas preferidas é esta:

“A graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que… vivamos… sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo” (Tt 2.11-14).

Graça, nesse contexto, é o favor imerecido de Deus. Manifestou-se quando o Filho de Deus encarnou-se e, na cruz, fez expiação por nossos pecados, disponibilizando-nos tanto o perdão como a reconciliação com Deus. A graça é “salvadora”: ela nos educa para um viver “sensato, justo e piedoso”, e nos dá esperança. Que esperança! Enquanto aqui vivemos, ainda com muitas lutas e eventuais pandemias, aguardamos “a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo”. Esperamos ansiosamente pelo fim da pandemia. Todavia, ansiamos ainda mais pela volta do nosso amado Salvador e Senhor Jesus Cristo! Essa é a nossa “bendita esperança”!

É pela fé que usufruímos da graça de Deus, em Cristo, e é pela fé que nutrimos essa esperança (Rm 5.2). Pela fé afirmamos com o apóstolo Paulo:

“Tenho por certo que os sofrimentos do presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós” ou, como lemos noutra versão,  “com a glória que ele [Deus] nos revelará mais tarde” (Rm 8.18).

Numa outra passagem, esse apóstolo intercala os dois benefícios da graça mencionados acima, vida e esperança:

“Amai-vos cordialmente uns aos outros… Sejam fervorosos de espírito, servindo ao Senhor; regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes, compartilhai as necessidades dos santos…” (Rm 12.10-12).

É o que a graça faz: inunda esta nossa vida de amor, entusiasmo, serviço e altruísmo… e nos dá a bendita esperança!

Então, mais importante que o fim dessa pandemia é louvar ao Senhor por sua maravilhosa graça, viver sensata, justa e piedosamente e regozijar-nos na esperança, a da volta gloriosa de Jesus.

Éber Lenz César (eberlenzcesar@gmail.com)

______________________________

Leia as outras mensagens desta série:

2. Não perca a ESPERANÇA

3. Que ESPERANÇA temos?

4. A esperança das ESPERANÇAS

5. A ESPERANÇA dos alfinetes

6. Benefícios da ESPERANÇA

_______________________________________

Veja as outras PASTORAIS DA PANDEMIA

 

       SÉRIE I – CONFORTO

 

       SÉRIE II: RELACIONAMENTOS

 

       SÉRIE III: SENTIMENTOS

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *