Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

Deus no controle

Deus no controle

Tantas coisas acontecem em nossa vida e no mundo… Muitas são sofridas, e como! Reagimos de maneiras diferentes, mas geralmente com dúvidas sobre o poder e o amor de Deus. “Se Deus existe, se é todo-poderoso e amoroso, por que…?”  Alguns encontram conforto e orientação na Bíblia, em textos sobre fé, confiança, esperança. Outros sucumbem, perdem a fé.

Nessas crises, é da máxima importância lembrar que Deus é poderoso e amoroso sim, mas é soberano também. Ele está no controle! Isto significa que tudo o que acontece ou é por sua vontade e determinação, ou é com sua permissão, mas sempre com um propósito bom e sábio. Como escreveu o apóstolo Paulo: “Deus faz todas as coisas cooperarem para o bem daqueles que o amam…” (Rm 8.28). 

A soberania divina requer de nós uma atitude de santo temor. Não significa ter medo de Deus, até porque ele é nosso Pai. Esse temor é mais uma atitude espiritual e reverente que leva Deus a sério, e se submete à sua vontade. Confiamos, e amamos de volta, sabendo que sua vontade é boa, agradável e perfeita” (Rm 12.2). 

Se nos submetemos humildemente à soberania e à vontade de Deus, não há porque ficarmos ansiosos e angustiados quando sobrevier uma adversidade. Num primeiro momento, não será fácil. Mas ajudará muito firmar o pensamento nessa verdade: Deus está no controle! Ele é Pai, e Pai amoroso, poderoso e justo! Sendo assim, o melhor a fazer é seguir o conselho do salmista: “Entregue seu caminho ao Senhor, confie nele, ele o ajudará” (Sl 37.5). Ou o que disse o apóstolo Pedro: “Entreguem-lhe todas as suas ansiedades, pois ele cuida de vocês” (I Pe 5.7). 

Isto se aplica também ao momento político, econômico e social que estamos vivendo no Brasil. Triste, complicado, polarizado… Mas Deus, mesmo não sendo político, está no controle! O que ele fizer ou permitir, ele usará para a sua glória e para o nosso bem! Cabe-nos cumprir nossos deveres como cidadãos brasileiros, orar, observar, votar… e esperar em Deus!

eberlenzcesar@gmai.com

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *