Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

4. Dia de DECEPÇÃO. Salmos 40-41

PASTORAIS DA PANDEMIA
SALMOS PARA DIAS DIFÍCEIS
Dia de DECEPÇÃO. Salmos 40-41

Com ou sem pandemia, cedo ou tarde, todos temos decepções: uma compra não dá certo, uma viagem não acontece, o namoro acaba, o casamento termina em divórcio… Acontece também nos 4. Dia de Decepcaodecepcionarmos com amigos e até com irmãos em Cristo. Com políticos então!

O rei Davi teve muitas decepções. Nos Salmos 40 e 41, ele fala de pobreza, enfermidade, pecado e amigos que se viraram contra ele. Repetidas vezes, porém, ele exalta o Senhor por sua fidelidade: “Esperei confiantemente pelo Senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu clamei…” (40.1); ”O Senhor protege… o Senhor cuida…” (41.2-3).

Deus não nos decepciona quando empobrecemos. “Eu sou pobre e necessitado, porém o Senhor cuida de mim…” (Sl 40.17). O amor de Deus não se restringe aos ricos e não diminui quando estes perdem seus bens. Entretanto, muitas das “amizades” deste mundo são oportunistas e interesseiras. O Filho Pródigo, na terra distante, enquanto com dinheiro, atraiu muitos “amigos”; quando o dinheiro acabou, “… ninguém lhe dava nada.” Em contra partida, quando, tornou à casa do pai (que nessa estória representa o Pai Celestial), este o acolheu, abraçou e beijou (Lc 15.13-23).

Deus não nos decepciona quando adoecemos. “O Senhor o assiste no leito da enfermidade; na doença tu lhe afofas a cama” (41.3). Como um enfermeiro, Deus cuida dos doentes e lhes torna o leito o mais confortável possível. Porém, os supostos amigos nos decepcionam quando, doentes, somos menos úteis. “Os meus amigos falam mal de mim… Se algum deles me vem visitar, diz coisas vãs… Peste maligna deu nele (coronavírus?)… Caiu de cama, já não há de levantar-se” (41.5-8).

Deus não nos decepciona quando pecamos. Davi sabia que podia orar: “Compadece-te de mim, Senhor… porque pequei contra ti” (40.4). “Deus odeia o pecado, mas ama o pecador”. Não são assim muitos dos nossos amigos e irmãos. Se pecamos, afastam-se, falam de nós para terceiros; perdemos o ambiente na igreja… Ver Gálatas 6.1.

É muito bom saber que Deus, nosso Pai, permanece conosco no dia da decepção. Ele nos ama e nunca nos decepciona!

 

 

Veja as outras pastorais desta série:

 

1. Dia de AFLIÇÃO

2. Dia de ANGÚSTIA 

3. Dia de DESOLAÇÃO

4. Dia de DECEPÇÃO. Sl 40 e 41

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *