Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

3. Dia de DESOLAÇÃO (Salmo 13)

PASTORAIS DA PANDEMIA

SALMOS PARA DIAS DIFÍCEIS

Dia de desolação. Salmo 13

No sentido figurado, desolação é tristeza, consternação, desamparo, abandono, mágoa… As causas podem ser a perda de alguma coisa particularmente valiosa, de um ente querido ou da saúde; pode resultar também de uma grande decepção. Nessas circunstâncias, os que creem em Deus e no poder da oração, oram buscando conforto e ajuda. Recebem, mas, às vezes, somente depois de um tempo de prova… Aí fica mais difícil, porque, desolados, pensam que Deus não está ouvindo.3. Dia de DESOLACAO

O rei Davi teve seus dias de grande tristeza e desolação. Ele também orou, e porque não teve resposta imediata, achou que Deus tinha se esquecido dele. “Até quando, Senhor? Esquecer-te-ás de mim para sempre?… Até quando estarei eu relutando dentro de minha alma, com tristeza no coração cada dia?” (Sl 13.1-2).

Como foi que Davi enfrentou essa situação? Antes de tudo, ele recordou experiências passadas, orações respondidas, graças recebidas. Ele tinha confiado no Senhor, e tinha dado certo! Por que não agora? Assim, ele reafirmou: “No tocante a mim, confio na tua graça…” (v. 5a).

Depois, encorajado com tais lembranças, e confiando, Davi antecipou mentalmente o livramento de Deus, trabalhou seus sentimentos e disse à própria alma: “… regozije-se o meu coração na tua salvação” (v.5b). A perspectiva de um futuro abençoado tem ajudado muita gente a vencer a tristeza e a desolação do presente.

Tem mais. Lembrando bênçãos passadas, confiando que o Senhor o atenderia, senão  de imediato, num futuro próximo, Davi pôs-se a cantarolar. “Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem” (v.6). Não foi isso mesmo que os missionários Paulo e Silas fizeram na prisão de Filipos? (Atos 16.25).

Se, por razão dessa pandemia ou por qualquer outro motivo, você está desolado, e pior se sente achando que Deus se esqueceu de você e não ouve seus clamores, recorde orações atendidas e as maravilhosas manifestações da graça de Deus em sua vida. Então, diga como Davi: “O Senhor  me tem feito muito bem!”.  Ele fará de novo!

eberlenzcesar@gmail.com

Veja as outras pastorais desta série:

1. Dia de AFLIÇÃO

2. Dia de ANGÚSTIA 

3. Dia de DESOLAÇÃO

4. Dia de DECEPÇÃO. Sl 40 e 41

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *