Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

1. SALMOS PARA DIAS DIFÍCEIS

PASTORAIS DA PANDEMIA
SÉRIE V. SALMOS para dias difíceis

Todos temos dias difíceis, de aflição, angústia etc. Conforta-nos saber que os personagens bíblicos e cristãos de todos os tempos vivenciaram dias assim. Os salmistas Davi, Asafe e outros compartilharam seus sentimentos, lutas e vitórias em dias difíceis. Esta outra série de PASTORAIS DA PANDEMIA será sobre alguns destes Salmos.1. Dia de AFLICAO

Salmo 57
Dia de aflição

Depois que enfrentou e matou o gigante Golias, Davi, tornou-se herói nacional e amigo do rei Saul. A certa altura, porém, o rei, enciumado, passou a odiar Davi. Tentou matá-lo mas Davi fugiu, e fugitivo viveu dez anos, sempre com Saul no seu encalço (I Sm 17-23).

Um dia, Davi e alguns amigos estavam escondidos numa caverna. Saul, sem saber que Davi estava ali, entrou na mesma caverna. Os amigos de Davi o encorajaram a aproximar-se, sorrateiro, e matar Saul. Mas Davi não quis fazê-lo, considerando que Saul, apesar de tudo, era “o ungido do Senhor” (I Sm 24).

Para muitos, aquela caverna, com Saul ali à entrada, seria o cenário perfeito para uma crise de pânico. Para Davi, foi o lugar ideal para compor um hino de vitória, o Salmo 57.

Certamente Davi lembrou-se do dia em que matou um leão e um urso, e do dia em que matou Golias (I Sm 17). Mas ele atribuía essas vitórias a Deus (I Sm 17.37). Por isso, em face desse outro perigo, não confiou em suas próprias habilidades. Orou: “Tem misericórdia de mim, ó Deus, pois em ti a minha alma se refugia; à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades…” (v.1). Poeta, ele viu às paredes úmidas e escuras da caverna como se fossem as asas protetoras de Deus! E testemunhou: “Clamarei ao Deus Altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa…” (vs.2-3). Assim reage aquele que confia no Senhor, não em seu próprio currículo!

Davi disse também: “Firme está o meu coração, ó Deus…” (v.7). E externou o desejo de que aquela experiência glorificasse a Deus: “Sê exaltado, ó Deus, acima dos céus…” (vs. 5,11). Estamos vivendo dias difíceis! Que tal orar como Davi: “Firme está o meu coração, ó Deus… Render-te-ei graças… Cantar-te-ei louvores… Sê exaltado…” (vs.7-11).

eberlenzcesar@gmail.com

 

Veja as outras pastorais desta série:

1. Dia de AFLIÇÃO

2. Dia de ANGÚSTIA 

3. Dia de DESOLAÇÃO

4. Dia de DECEPÇÃO. Sl 40 e 41

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *