INTRODUÇÃO – Past. Pandemia

Ano Novo, 2020. Famílias e amigos reunidos, refeições elaboradas, champanha, abraços, beijos, festa! Lá fora, fogos de artifício, shows musicais, multidões aglomeradas. Igrejas lotadas, pelo menos as que ainda celebram a passagem de ano com adoração, reflexão e orações. Esperança de um ano próspero, feliz, abençoado por Deus!
Ninguém podia imaginar… Seria o ano do coronavírus, da pandemia, das restrições, de sofrimentos inimagináveis. No começo, em sua maioria, as pessoas respeitariam a quarentena, ficariam isoladas em suas próprias casas, saindo apenas em casos de real necessidade, sempre usando máscara e mantendo-se distantes umas das outras.
A despeito desses e outros cuidados, em todo o mundo, milhões seriam contaminados e sofreriam com a Covid-19, uma doença nova, esquisita. Milhões perderiam a vida! Escritórios, comércio, restaurantes, escolas, clubes e igrejas fechariam as portas. O trabalho, que antes era feito nos escritórios, seria feito em casa. Salas ou quartos seriam adaptados para home office. As escolas depressa adaptariam seus cursos para aulas on-line. As igrejas, igualmente, passariam a realizar cultos on-line. YouTube, Zoom e outras plataformas de transmissão ao vivo seriam a “salvação”. Celulares e computadores ficariam saturados com Lives e mensagens de todo tipo. Natal e Ano Novo ainda seriam restritos, sem aglomerações, sem muita festa, tristes, sem graça…
A virada aconteceu… Esperava-se que 2021 seria melhor. Não está sendo, por enquanto! A pandemia persiste, ainda mais grave. É a chamada “segunda onda”. Alguns países voltaram com o lockdown, o bloqueio total. Comércio, escolas, igrejas abriram e fecharam suas portas, experimentalmente, várias vezes. Cientistas e laboratórios correm contra o tempo para produzir vacinas contra o coronavírus; algumas já estão sendo aplicadas em muitos países. No Brasil, infelizmente, a aquisição e aplicação de vacinas, assim como tantas outras providências necessárias, seguem devagar, politizadas demais. Enquanto isso, para tristeza, espanto e horror de todos, a Covid-19 está matando perto de 4.000 brasileiros por dia! Terrível!
Eu disse acima que o YouTube, o Zoom e outras plataformas foram a “salvação”. Não exatamente. Foram e estão sendo um recurso limitado, temporário, pois somos todos gregários. Nós, brasileiros, precisamos e gostamos de estar com as pessoas, de sentir o calor humano. Latinos que somos, não podemos ficar sem abraços e beijos. Têm feito muita falta! Tanto que, por esta e outras razões, muitos estão sofrendo também com solidão, ansiedade e medo. Que tempo difícil!
Entretanto, pelo menos da perspectiva cristã, 2020 e 2021 estão sendo um tempo muito proveitoso, de aprendizado e crescimento espiritual. Nós, os que cremos em Deus e nos submetemos à sua soberana vontade ou permissão, os que cremos em Jesus Cristo como nosso Salvador e Senhor, estamos experimentando a presença, o cuidado e o amor de Deus todo o tempo.
Passados uns dois meses de pandemia, comecei a escrever e postar nas redes sociais uma série de mensagens de conforto e esperança, PASTORAIS DA PANDEMIA. Este livreto reúne 45 dessas pastorais. Muitas foram reescritas e ampliadas. Sem as restrições do Instagran, do Facebook e do WhatsApp, eu pude desenvolver um pouco mais os temas abordados. O leitor verá que, de fato,
para os que creem em Deus e recorrem à Bíblia, não faltam palavras de esperança, de conforto e ânimo.
________________________________________
VEJA O SUMÁRIO DESTE LIVRO (Clique)
FRASES EXTRAÍDAS DOS CAPÍTULOS
Sofremos, choramos, lamentamos, questionamos! É humano! Porém, lembrando os feitos poderosos do Senhor, dobramos os joelhos em oração e clamamos por ajuda.
Deus, como um enfermeiro, nos assiste quando adoecemos e afofa o nosso colchão tornando-o o mais confortável possível.
Deus sabe da nossa angústia e espera que lhe falemos a respeito. Esta é a primeira coisa que devemos fazer no dia da angústia.
Santo remédio é dizer a si mesmo, ou ao cônjuge, ou a um outro familiar, ou mesmo às crianças: “Espere pelo Senhor e seja valente e corajoso; sim, espere pelo Senhor!”
PARA COMPRAR CONTATE O AUTOR:
Preço e descontos com o autor:
- R$ 25,00 mais frete
- Se comprar 5 exemplares tem um desconto de 5%
- Se comprar 10 ou mais exemplares tem um desconto de 10%
DEPOIMENTO DE LEITORES
Pr. Prof Ziel Machado, Vice Reitor Acadêmico do Seminário Teológico Servo de Cristo, São Paulo, SP. Presidente de Honra da International Fellowship of Evangelical Students – IFES.
“Acabei de receber este novo livro escrito pelo Pr. Éber Magalhães Lenz César, publicado pela ed.Ultimato. Eu sou fã de carteirinha de seus textos, por isso já comecei a ler. Lerei uma meditação a cada dia, pois tem muito para pensar. Animo a que se unam comigo na leitura, este livro tem o sabor da experiência, ou como se diz na Biblia, sabedoria. Obrigado pr. Éber e Ultimato.”