Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher

As virtudes de uma mulher temente a Deus são como pérolas valiosas. Há conchas de todo tipo, algumas até bonitas; mas as que contêm pérolas são as de real valor. A pérola é infinitamente mais importante que o tamanho, a beleza ou a cor da concha.

O sábio Salomão, nos Provérbios, capítulo 31, versículos 10 e seguintes, descreve detalhadamente a “mulher virtuosa”. O apóstolo Paulo, em sua carta aos Colossenses (3.12-14) refere procedimentos e virtudes que são como pérolas no caráter do verdadeiro cristão. Neste Dia Internacional da Mulher, vamos aplicá-los à mulher cristã:

  • misericórdia
  • bondade
  • humildade
  • mansidão
  • longanimidade
  • perdão
  • amor 

A Bíblia, a despeito da cultura machista da época, refere muitas mulheres. Algumas foram como conchas sem pérolas. Não desenvolveram o caráter. Porém, muitas, por seu temor ao Senhor, por suas virtudes, desempenharam um papel importante na História da Redenção, nos planos de Deus. Para citar apenas umas poucas: Sara, mulher de Abraão; Joquebede, mãe de Moisés; Ana, mãe do profeta Samuel; Ester, a rainha que salvou os judeus no Exílio; Lóide e Eunice, respectivamente avó e mãe de Timóteo; Maria, mãe de Jesus…

O texto de Provérbios, que descreve a “mulher virtuosa”, termina com estas palavras:

“Enganosa é a graça e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada…” (v.30).

É o chamado “temor do Senhor”, a reverência, a adoração e a obediência ao Senhor que trabalha o grão de areia no coração da mulher e o transforma em pérola! Falando mais praticamente e em termos do Novo Testamento e da igreja, a mulher torna-se virtuosa, ganha a beleza e o valor de uma pérola (e muito mais) na medida em que, arrependida dos seus pecados, aceita o perdão e a salvação que Deus lhe oferece em Cristo; na medida em que cultiva a fé adorando o Senhor a sós e na companhia dos seus irmãos de fé, estuda a Bíblia e ora regularmente; e também na medida em que o Espírito Santo, por estes meios de graça, a santifica!

Pr. Éber César

 

História do Dia Internacional da Mulher

No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, decidiu-se que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem às mulheres mortas naquela fábrica, em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

O objetivo não seria apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões para discutir o papel da mulher na sociedade atual. O objetivo é diminuir e, quem sabe um dia terminar com o preconceito e a desvalorização da mulher. Muito já foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história. (Internet)

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *