Espírito SantoI. I. Visão Geral
O ESPÍRITO QUE HABITA EM NÓS
I. VISÃO GERAL
Nossa igreja, Sal da Terra Brasília, ainda é pequena em número, mas é grande em amor, união e visão. Temos uma missão a cumprir, e para tanto, precisamos contar com o poder, a direção e a interceção do Espírito Santo. Daí a necessidade de recordarmos o que as Escrituras nos ensinam a respeito.
Tem-se discutido muito sobre essa doutrina, muitas vezes de uma forma equivocada, com prejuízo para a unidade da igreja. As controvérsias têm sido mais sobre o batismo do Espírito Santo e os dons espirituais. Não posso evitar estes aspectos da doutrina, mas vamos aborda-los de forma bíblica, humilde e serena, evitando a polêmica. Nesta primeira mensagem, darei uma visão geral da doutrina do Espírito Santo no Novo testamento, conforme referida por João (no seu evangelho), Lucas (em Atos) e Paulo (em suas cartas). A bem da mais fácil leitura, citarei poucas das muitas passagens. No fim desta mensagem, há um link para o texto completo.
João registrou que Jesus prometeu a vinda do Espírito Santo e antecipou que o mesmo habitaria nos crentes e lhes ensinaria as verdades de Deus.
Jo 14.16,17,26; 16.13 – Jesus, despedindo-se dos seus discípulos, disse-lhes: “Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade… Ele habita convosco e estará em vós… e vos ensinará todas as coisas… Ele vos guiará a toda a verdade…”
Lucas enfatizou a direção e o poder do Espírito na evangelização.
At 1.8. Promessa de Jesus – “Recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas…”
At 4.31. Estando a igreja em oração “… todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a Palavra de Deus.”
At 2.4. No Pentecostes, reunidos 120 discípulos de Jesus, cumpriu-se a promessa e “Todos ficaram cheios do Espírito Santo…”
At 6 e 7 – Os diáconos deveriam ser “cheios do Espírito Santo e de sabedoria” (6.3).
Paulo, em suas cartas, é mais abrangente ao falar sobre a obra do Espírito Santo.
1. Os crentes são templo do Espírito Santo (habitação)
I Co 6.19 – “… vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós… ”
2. Os crentes foram selados com o Espírito Santo (que é penhor da nossa herança)
Ef 1.13-14 – Eles são “selados com o Espírito Santo da promessa, o qual é o penhor da nossa herança…”
3. Os crentes são santificados pelo Espírito Santo.
2 Ts 2.13 – “… Deus nos escolheu… pela santificação do Espírito e fé na verdade” .
A NVT diz: “Deus os escolheu para estarem entre os primeiros a receber a salvação por meio do Espírito que os torna santos e pela fé na verdade”.
4. Os crentes não são controlados pela carne, mas pelo Espírito Santo.
Rm 8.8.4,6. Paulo diz que, se somos realmente cristãos, “…não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz…” Ver vs. 9,14-17. NVT: “Nós, agora, não seguimos mais a natureza humana, mas sim o Espírito… Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos e Deus”.
5. Os crentes têm o fruto do Espírito Santo.
Gl 5.16-23. A mesma coisa, mas com outras palavras e mais detalhes. “Andai no Espírito” (NVT, “deixem que o Espírito guie sua vida”). Em seguida, o apóstolo contrasta as “obras da carne” e o “fruto do Espírito” .
6. Os crentes têm dons do Espírito Santo, para participarem de ministérios
I Co 12.4-11 – “Os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. A manifestação do Espírito [em dons] é concedida a cada um visando a um fim proveitoso… Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as como lhe apraz, a cada um, individualmente.”
7. Os crentes não sabem orar, mas o Espírito Santo os assiste e intercede por eles.
Rm 8.26 – “O Espírito nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito interesse por nós sobremaneira…”
8. Os crentes devem estar cheios do Espírito Santo (como Lucas enfatizou em Atos)
Ef 5.18 – “Enchei-vos do Espírito…”
9. Os crentes são iluminados pelo Espírito para compreenderem as coisas de Deus.
I Co 2.9-13 – “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito… Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito…”
Recordando e encerrando:
João |
|
Lucas |
|
Paulo |
|
Próximas mensagens: A Obra do ES no Velho Testamento, O Batismo do Espírito Santo, Os dons do Espírito Santo, Como ser cheio do Espírito Santo, etc.
Éber Lenz César (SDT-BSB 30/07/2022