Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

Enquanto esperamos (Crescimento espiritual)

Enquanto esperamos

A esperança maior dos cristãos é a da volta de Jesus. Entretanto, nos dias do apóstolo Pedro, como ainda hoje, muitos não acreditavam nessa promessa, e até escarnecem da mesma. O apóstolo escreveu aos que acreditavam: “Amados, enquanto esperam que essas coisas aconteçam, esforcem-se para levar uma vida pacífica, pura e sem culpa aos olhos de Deus […]. Cresçam na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (II Pe 3.14,18). Precisamos nos preparar para aquele dia glorioso, e “crescer na graça”.

Obviamente, esse crescimento não diz respeito às graças salvadoras que já temos em Cristo. O crente não pode ser mais perdoado, mais salvo e mais aceito por Deus do que já é. Seu status como filho de Deus, pela fé em Cristo, não aumenta nem diminui.

A expressão “crescei na graça” refere-se às graças, dons e virtudes que Deus nos concedeu: fé, amor, esperança, humildade, coragem e coisas semelhantes. Estas sim, podem crescer ou diminuir.

Por exemplo, o Novo Testamento fala de “homens de pequena fé” ( Mt 8.26), de “mulher de grande fé” (Mt 15.28), e de “crescimento da fé” (II Co 10.15). O amor pode aumentar a ponto de transbordar. O apóstolo Paulo escreveu aos Filipenses: “Oro para que o amor de vocês transborde cada vez mais e continuem a crescer em conhecimento e discernimento” (Fl 1.9). Esse apóstolo lamentou quando percebeu que os cristãos Coríntios não tinha crescido espiritualmente, e ainda eram “criancinhas em Cristo” (I Co 3.1). Faltou-lhes aquele desejo intenso de que falou o apóstolo Pedro: “Como bebês recém-nascidos, desejem intensamente o puro leite espiritual, para que, por meio dele, cresçam e experimentem plenamente a salvação […]” (I Pe 2.2).

O “puro leite espiritual” é o ensino da Palavra de Deus, a prática da oração, os cultos de adoração e louvor com a família da fé. Aliás, estas práticas são os chamados “meio de graça”. São da máxima importância!

Esperamos a volta de Cristo? Essa esperança nos motiva! O estudo bíblico, a oração e a adoração nos fortalecem! O Espírito nos santifica! Não há como não crescer!

Éber Lenz César

eberlenzcesar@gmail.com

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *