Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

Maravilhosa Graça (A graça de Deus)

Maravilhosa graça! (A graça de Deus)

Numa das igrejas que pastoreei, um pastor visitante, celebrado a Santa Ceia, exaltou a graça de Deus manifesta na vida e obra de Cristo. Depois do culto, uma senhora, de mente um tanto confusa, comentou indignada: “Ele não podia ter feito graça em um momento tão solene… Foi muito irreverente…” Precisei explicar-lhe os vários sentidos da palavra graça…

Estando Moisés no monte Sinai, Deus revelou-se a ele como “Deus de compaixão e misericórdia […] cheio de amor […]”. Outra versão diz: “Deus de misericórdia e graça” (Êx 34.6-7) A graça, aqui, é favor imerecido. Quantas graças recebemos, dia após dia! A maior, sem dúvida, é o perdão dos nossos pecados, nossa salvação, incluindo uma vida nova. A Bíblia diz: “Vocês são salvos pela graça, por meio da fé. Isso não vem de vocês; é uma dádiva de Deus” (Rm 2.8).

A graça de Deus nos salva e nos educa, nos ensina e capacita para vivermos essa vida nova. Isso é o que a Bíblia chama de santificação. “A graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente […]” (Tt 2.11, RA).

É pela graça também que aprendemos a ser generosos. Referindo-se às ofertas generosas dos cristãos da Macedônia para os pobres da Judeia, Paulo escreveu aos Coríntios: “Irmãos, queremos que saibam o que Deus, em sua graça, tem feito por meio das igrejas da Macedônia […]” (II Co 8.8-9).

A graça de Deus nos ajuda a suportar o sofrimento. O mesmo apóstolo Paulo estava sofrendo com um “espinho na carne”. Orou pedindo a Deus que o livrasse daquilo. Deus não o atendeu, propriamente, mas lhe disse: “Minha graça é tudo de que você precisa […]” (II Co 12.7-10).

A graça ainda nos ajuda a vencer as tentações. Quando tentados, podemos nos achegar ao “trono da graça”, em oração, e pedir ajuda (Hb 4.15-16). O “trono” de Deus é “trono de graça”, de ajuda, não de condenação. Maravilha!

Agradeça as muitas manifestações da graça de Deus em sua vida. M Lloyd-Jones“ dizia: “Tudo é pela graça na vida cristã, do início ao fim”.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *