Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

Aconteceu num jantar

Aconteceu num jantar

Estavam todos à volta da mesa, recostados em almofadas, pés esticados para trás. Simão, o anfitrião, orgulhava-se com a presença de Jesus. Ele não cria em Jesus. Convidou-o para jantar em sua casa porque isso lhe pareceu socialmente vantajoso. Jesus era popular.

Os anfitriões deixavam as portas abertas para exibir seus banquetes. Os pedestres podiam espiar e até mesmo entrar. Foi assim que uma mulher de má fama entrou, aproximou-se de Jesus e derramou um frasco de perfume em seus pés! Suas lágrimas molhavam os pés de Jesus e ela os enxugava com os próprios cabelos, e os beijava (Lc 7.36-38).

Simão era um fariseu, orgulhoso e crítico. Incrédulo, murmurou: “Se este homem fosse profeta, saberia que tipo de mulher está tocando nele. Ela é uma pecadora” (Lc 7.39). Como se ele não o fosse…

Jesus percebeu e lhe contou esta parábola: “Um homem emprestou dinheiro a duas pessoas: quinhentas moedas de prata a uma delas e cinquenta à outra. Como nenhum dos dois conseguiu lhe pagar, ele generosamente perdoou ambos […]. Qual deles o amou mais depois disso?” (vs. 41-42). Simão respondeu: “Suponho que aquele a quem ele perdoou a dívida maior”. Resposta certa, atitude errada!

Jesus disse a Simão: “Quando entrei em sua casa, você não ofereceu água para eu lavar os pés, mas ela os lavou com suas lágrimas […]. Você não me cumprimentou com um beijo, mas, desde a hora em que entrei, ela não parou de beijar meus pés. Você não me ofereceu óleo para ungir minha cabeça, mas ela ungiu meus pés com um perfume caro” (44-46).

Simão não reconhecia seus pecados; achava que devia muito pouco a quem o podia perdoar; e amava pouco. A mulher fora perdoada de uma dívida enorme… Daí todo aquele amor e gratidão.

A intensidade do nosso amor e serviço ao Senhor será sempre proporcional à consciência que temos dos nossos pecados e do perdão recebido.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *