O que há depois da morte?
No Dia dos Finados, muitos visitam os cemitérios, choram seus mortos, rezam… Na mente da maioria, a velha questão: Há vida depois da morte?
Os cristãos creem que há sim, inicialmente num estado espiritual, desassociado do corpo físico. Jesus disse ao malfeitor crucificado com ele, e que se arrependeu e creu na última hora da vida: “Eu lhe asseguro que hoje você estará comigo no paraíso” (Lc 23.43). O apóstolo Paulo, já idoso, dizia: “Quero partir [morrer] e estar com Cristo, o que seria muitíssimo melhor” (Fp 1.21,23).
Porém, estar com Cristo em espirito, em seguida à morte, é um “estado intermediário”. Jesus ressuscitou dentre os mortos, e nós também ressuscitaremos. O citado apóstolo confortou os cristãos de Tessalônica, chorosos pela morte de seus queridos:
“Não queremos que ignorem o que acontecerá aos que já morreram […]. Porque cremos que Jesus morreu e foi ressuscitado também cremos que Deus trará de volta à vida, com Jesus, todos os que morreram.” Será no fim dos tempos, quando Jesus voltar (I Ts 4.13-18).
Jesus profetizou que ele seria crucificado, mas ressuscitaria no terceiro dia (Mt 20.17-19). Na véspera, prometeu aos seus discípulos:
“Na casa de meu Pai há muitas moradas […]. Vou preparar lugar para vocês e, quando tudo estiver pronto, virei buscá-los, para que estejam sempre comigo, onde eu estiver” (Jo 14:1-3).
Onde? Também se diz, nos “novos céus e nova terra”, um universo renovado! (II Pe 3,13; Ap 21.1).
Então, para os que se arrependem de seus pecados e creem em Cristo como seu Salvador, depois da morte será muitíssimo melhor, pois estaremos com Cristo, por toda a eternidade! E Deus mesmo “enxugará dos olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor” (Ap 21.4),
Jesus falou também de um outro lugar, o Inferno (Mt 23.33). Será a condenação para os que não creem! (Jo 3.18). Mas neste breve texto, eu quero focar no Céu, e concluir:
“Creia no Senhor Jesus, e você e sua família serão salvos!” (At 16.31).
eberlenzcesar@gmail.com