Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

Determinação

Determinação

DETERMINAÇÃO

Há alguns anos, nas Olimpíadas, um atleta austríaco, na prova de tiro, levantou a mão direita, atirou cem vezes, acertou o alvo cem vezes e ganhou a medalha de ouro como campeão mundial de tiro. Seis meses depois, este austríaco sofreu um acidente e perdeu a mão direita. Três anos e meio mais tarde, outra vez nas Olimpíadas, o campeão levantou a mão esquerda, atirou cem vezes, acertou o alvo noventa e nove vezes e foi aclamado bi-campeão mundial de tiro. Como pôde? A resposta está nesta palavra: DETERMINAÇÃO, ou seja: desejo + decisão + perseverança.

Tornar-se campeão mundial de uma modalidade de esporte é importante. Contudo,  para  o cristão, há realizações ainda mais importantes, que exigem igual ou maior determinação. O apóstolo Paulo escreveu: ”O atleta precisa ser disciplinado… Ele se esforça para ganhar um prêmio perecível. Nós, porém, o fazemos para ganhar um prêmio eterno” (I Co 9.25). “Prossigo para o final da corrida, a fim de receber o prêmio celestial para o qual Deus nos chama em Cristo Jesus” (Fl 3.14). 

O cristão deve saber para onde está correndo, precisa ter alvos, desejar alcançá-los, e se esforçar para alcançá-los, com a bênção de Deus. Precisa ter determinação. Sugiro alguns alvos bíblicos: 

  • Ler a Bíblia regularmente, com a mente e o coração receptivos. “Feliz é aquele que… tem prazer na lei do Senhor… ”(Sl 1).
  • Orar com frequência, louvando, agradecendo, confessando, pedindo… “Jesus contou aos seus discípulos uma parábola para mostrar-lhes que deviam orar sempre e nunca desanimar” (Lc 18.1ss).
  • Amar a igreja e frequenta-la regularmente. A adoração, o louvor, a pregação e a comunhão com os irmãos são de inestimável valor para o crescimento espiritual. Portanto, ”não deixemos de nos reunir, como fazem alguns…”  (Hb 10.25).
  • Ser uma testemunha fiel do Senhor Jesus. A última palavra de Cristo aos seus discípulos, antes de sua ascensão, foi esta: “Vocês receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas…“ (At 1.8). 

Então, estes são seus alvos principais? São bons alvos! Persiga-os, com determinação.

 

Éber Lenz César

eberlenzcesar@gmail.com

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *