Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

Esta cruz não significa nada

Há alguns anos, passeando em Porto Seguro, BA, com minha esposa, nos deparamos com uma cruz de madeira, de uns cinco metros de altura. Como o local é histórico, pois ali se deu o primeiro desembarque dos colonizadores portugueses (1500), perguntei a um nativo: O que significa esta cruz? Com certo desdém, ele respondeu:  “Esta cruz não significa nada!”

O que quis dizer? “Não, não é um dos nossos marcos históricos!”,  “Não, não acredito nessa história de um salvador que acabou morto numa cruz!”,  ou “São apenas duas traves de madeira cruzadas… Nem bonito é!”

Ficamos a pensar: Se ele soubesse… Se cresse… A cruz de Porto Seguro realmente não significa nada, a menos que os que a erigiram e os que a veem se reportam à cruz de Cristo, e reflitam sobre o tremendo significado de seu sacrifício… Como profetizado, séculos antes: “Ele foi ferido por causa de nossa rebeldia… O Senhor fez cair sobre ele os pecados de todos nós… Foi levado como cordeiro para o matadouro… [como um bode expiatório, expressão bíblica]” (Is 53.5-7; Nm 5.8). 

Uns poucos anos depois do ocorrido, o apóstolo João escreveu: “Deus mostrou quanto nos amou ao enviar seu único Filho ao mundo, para que por meio dele, tenhamos vida…” A verdadeira vida, perdoados, reconciliados com Deus, cumprindo seus propósitos… João escreveu mais: “Deus nos amou e enviou seu filho como sacrifício para o perdão de nossos pecados” (I Jo 4.9-10). O apostolo Paulo resumiu assim a mensagem central do evangelho ou boas novas: “Cristo morreu por nossos pecados… Ele foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia…” (I Co 15.3-4). 

Visualizando ou não uma cruz, devemos ter em mente e crer de coração que Jesus Cristo, o Filho de Deus, deu a sua vida pelos pecadores a fim de que, mediante arrependendo e fé, sejam perdoados, reconciliados com Deus e salvos, sejam aperfeiçoados para a eternidade. Com toda razão, o apóstolo Paulo escreveu: “Que eu jamais me glorie em qualquer coisa, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo…” (Gl 6.14). 

eberlenzcesar@gmail.com

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *