Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

O poder das mães na educação de filhos segundo a Bíblia

page1image38896064Uma criança disse: “Acho que Deus não poderia cuidar de todas as pessoas sozinho, por isso ele fez as mães para ajudá-lo”. Certo, pelo menos em parte. É claro que Deus poderia cuidar perfeitamente e sozinho de sua Criação, mas ele optou por delegar tarefas tanto aos homens como às mulheres. Somos “cooperados de Deus” (I Co 3.9). Os casados cooper
am com Deus não só, mas também quando geram filhos e os educam “no caminho em que devem andar” (Pv 22.6). 

Quanto às mães, há bons e maus exemplos na Bíblia. Por exemplo, Atalia, mãe do rei Acazias, de Judá, “o incentivou a praticar o mal”, razão porque o rei “fez o que era mau perante o Senhor” (II Cr 22.3). Será que acontece hoje?

A Bíblia também conta histórias lindas de mães que deram bons conselhos e exerceram boa influência sobre seus filhos. Os filhos de Joquebede, Miriã, Arão e Moisés tornaram-se, respectivamente, sacerdote, profetiza e grande líder do povo de Deus (Nm 26.59b). Por que?

Paulo escreveu a Timóteo: “Lembro-me de sua fé sincera, como era a de sua avó, Loide,  e de sua mãe, Eunice… Desde a infância lhe foram ensinadas as Sagradas Escrituras…” (II Tm 1.4-5; 3.15). 

Paulo escreveu também que a mulher, no cumprimento de sua “missão de mãe” precisa “viver na fé, no amor e na santidade, com discrição”. O marido também, claro  (I Tm 2.15). Esposas e mães mais idosas “devem viver de modo digno… e instruir as mais jovens a amar o marido e os filhos, a viver com sabedoria e pureza, a trabalhar no lar, a fazer o bem e a ser submissas ao marido” (Tt 2.2-5).  

Essas não são as virtudes valorizadas na mídia, mas são as que Deus quer dar às mães (e aos pais) capacitando-os para a nobre missão de criar os filhos no caminho bom e direito. Que Deus as abençoe, mães queridas! 

Pr. Éber

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *