Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

Quem vai querer?

Uma vez os líderes religiosos contemporâneos de Jesus lhe disseram: “Se você é o Cristo, diga-nos abertamente” (Jo 10.24). Não estavam sendo sinceros. Eles esperavam um Cristo político que os libertaria do jugo do Império Romano. Então eles estavam armando para Jesus! Se ele dissesse que era o Cristo, eles o denunciariam aos Romanos… Seria o fim!

Jesus respondeu: “As obras que eu realizo… falam por mim, mas vocês não creem …” (Jo 10.25-26). Queria que seus ensinos e suas obras os convencessem de que ele era o Filho de Deus vindo ao mundo para salvá-los, não dos Romanos, mas da condenação por seus pecados. 

Jesus disse mais:  “Vocês não creem porque não são minhas ovelhas. As minhas ovelhas ouvem a minha voz… e me seguem…” (Jo 10.26-28). Já lhes tinha dito: “Vocês estudam as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito; contudo, vocês não querem vir a mim para terem vida… Por que minha linguagem não é clara para vocês? Porque são incapazes de ouvir o que eu digo” (Jo 5.39-40; 8.39-43). Aqueles religiosos não criam em Jesus, não queriam nem saber por uma razão: Eles não eram ovelhas de Jesus! 

Por que não?  Porque eram maus, pecadores. Mas todos são! Por que e como alguns tornam-se ovelhas, ouvem e seguem o Bom Pastor? Porque Deus soberanamente e graciosamente muda seu coração e os faz ovelhas do Senhor! “Todo aquele que o Pai me der, virá a mim… Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer” (Jo 6.37,44).

Mistério! Por um lado, o chamado LIVRE ARBÍTRIO; por outro lado, a SOBERANIA DIVINA. O homem faz suas escolhas e é responsável por elas. Pode não querer, não ouvir, não seguir…  Por si mesmo, é incapaz de ouvir e seguir a Jesus! Entretanto, Deus dá a Jesus aqueles que ele quer dar. E tudo muda… Ver Rm 9.14-18; Ef 1.5.

Maravilha se nós queremos, se ouvimos e seguimos o Bom Pastor! Mas não nos esqueçamos: É pura graça, misericórdia imerecida! Quanto aos que não são ovelhas de Jesus, cabe-nos evangelizá-los e orar por eles! Não sabemos quem vai querer…

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *