Dia dos Pais – O Líder do lar
Liderança, como se sabe, é um tema atual, da máxima importância. Talvez porque carecemos de verdadeiros líderes no governo, nas empresas, nas igrejas, nos lares… Neste Dia dos Pais, quero lembrar, resumidamente, alguns princípios bíblicos para a liderança familiar.
Alguns maridos e alguns pais, quando percebem que estão perdendo a liderança da família, reagem lembrando à esposa e aos filhos estes versículos:
“As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, porque o marido é o cabeça da mulher… Filhos, obedecei a vossos pais…” (Ef 5.22,23;6.1).
Mau sinal! Por que estão perdendo a autoridade e o respeito? Por que precisam reivindicar liderança, submissão e obediência? Não devia ser natural?
A citar a Bíblia, é preciso lembrar também o que lemos em I Co 11.3:
“Quero que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo”.
Tem de ser assim! O homen só começa a compreender sua posição e função de líder da família quando reconhece que ele próprio está sob a autoridade de Cristo, o Senhor. Antes que possa liderar plenamente e adequadamente sua família, o marido e pai precisa submeter-se ao senhorio de Jesus Cristo. O Senhor, então, o reveste de autoridade, a verdadeira e pura autoridade.
Seguindo o exemplo de Jesus, esse líder estará naturalmente à frente de sua família, conduzindo-a com firmeza, sim, mas também com amor, brandura, justiça, propriedade. Sua intenção nunca será dominar a família, impor suas vontades e caprichos, mas suprir as necessidades materiais, emocionais e espirituais da esposa e dos filhos. O líder cristão é provedor, amigo, pastor! Um “porto seguro” para sua família
Éber César
Leia também:
Privilégio e responsabilidade dos pais (apresentação em slides)
O que de melhor os pais podem dar a seus filhos?