NÃO GOSTO DO CARNAVAL!
![NÃO GOSTO DO CARNAVAL!](http://eberlenzcesar.blog.br/wp-content/uploads/et_temp/Foliao1-444514_200x200.png)
Vivi 25 anos no Rio de Janeiro. Visto de cima, parece mesmo uma Cidade Maravilhosa! Nas ruas, nem tanto. No Carnaval, então! A maioria adora. Não vê a hora de cair na folia. Outros muitos não gostam. Como em tantas outras cidades e ao contrário do que acontece em Brasilia, onde eu moro presentemente, o trânsito é modificado, há muito barulho, cenas afrontosas em lugares públicos e ainda mais assaltos… No geral, a queixa dos que não gostam não tem nada a ver com religião e moral… Nestes tempos pós-modernos ou de “modernidade líquida” (Zygmunt Bauman), nada é visto por este ângulo. Só nas igrejas, e assim mesmo não em todas!
Eu também não gosto do Carnaval, esse Carnaval! Abomino! Pelos motivos citados e principalmente por razão de minha consciência cristã, amor a Deus e a Cristo, meu Salvador.
Dizem que o Carnaval é folclore, cultura. Certamente inclui isto. Uma fantasia ou um carro alegórico representando tradições culturais ou facetas importantes da nossa história, sim. Entretanto, o que poderia ser uma festa popular sadia e alegre, tornou-se, em grande medida, um descalabro moral. Bebidas, drogas e sexo predominam a céu aberto. Carnaval é festa da carne. Os que dela participam entregam-se aos prazeres da chamada “carne”, metáfora usada pelo apóstolo Paulo para referir a natureza pecaminosa do ser humano (Rm 8.5-8). Abre-se a porteira, liberam-se as piores tendências dessa natureza íntima corrompida… Sem pudor, sem medo das consequências, sem temor a Deus! Neste meio, há pagãos e cristãos nominais. Estes, na quarta-feira, põem cinzas na testa em sinal de arrependimento… Mesmo? Então, vem a quaresma, o “adeus à carne” e, depois, a Semana Santa, a Semana da Paixão de Cristo e da expiação. Se o arrependimento fosse para valer… haveria perdão e transformação. Não haveria mais Carnaval, não para estes.
Eu não gosto nada do Carnaval! Gosto, amo mesmo é ao meu Deus, ao meu Senhor e Salvador Jesus Cristo, à sua Palavra escrita, à sua igreja! Sou pecador como todos, em potencial, mas pecador redimido! Que diferença Jesus fez e faz na minha vida! Que alegrias me dá! Não preciso da alegria fajuta, cara e transitória do Carnaval.