Quero ser bênção!
A história de Israel começa com o chamado de Abrão, quando Deus lhe disse:
“Eu o abençoarei… e você será uma bênção para outros (Gn 12.1-2).
“Bênção” é o nome que se dá a todas as boas dádivas de Deus e às coisas que ele faz em nossa vida. Suas bênçãos não incluem, necessariamente, saúde física e prosperidade material. Por vezes, a falta dessas bênçãos resulta em bênçãos ainda maiores. Isto porque “Deus faz todas as coisas cooperarem para o bem daqueles que o amam e que são chamados de acordo com seu propósito” (Rm 8.28). O “bem” referido é a conformidade com a imagem de Cristo, para o que fomos predestinados (v.29).
Só Deus pode abençoar. Mas os que por ele são chamados e abençoados podem e devem ser uma bênção para os seus relacionados, sejam familiares, irmãos em Cristo, amigos ou colegas de trabalho. Deus abençoou Abraão e sua descendência não por serem melhores e muito menos para usufruirem egoisticamente suas bênçãos, mas porque tinha um propósito: “Por meio de você, todas as famílias da terra serão abençoadas” (Gn 12.3).
É verdade que Deus abençoa a todos, de algum modo, sejam crentes fiéis ou incrédulos, justos ou injustos. “Ele dá a luz do sol tanto a maus como a bons e faz chover tanto sobre justos como injustos” (Mt 5.45). Mas ele tem bênçãos especiais para aqueles que confiam nele, creem em Cristo, andam em seus caminhos, e “buscam em primeiro lugar seu reino e a sua justiça” (Mt 6.33). As bênçãos mais essenciais e preciosas são as que o apóstolo Paulo mencionou em Ef 1: “Ele nos abençoou em Cristo com todas as bênçãos espirituais… Ele nos amou e nos escolheu em Cristo para sermos santos e sem culpa diante dele… Ele nos predestinou para si, para nos adotar como filhos por meio de Jesus Cristo… perdoou nossos pecados… e colocou sobre nós o selo do Espírito Santo… a garantia de nossa herança…”. É demais!
Abençoados assim, cônscios desses privilégios, é de se esperar, é mesmo inevitável que sejamos bênção para os que nos cercam. Privilégios vêm com responsabilidades!
Seja a nossa oração a do hino: “Quero ser um vaso de bênção. Sim, um vaso escolhido de Deus Para as novas levar aos perdidos. Boas-novas que vêm lá dos céus. Faze-me vaso de bênção, Senhor”
Éber Lenz César (eberlenzcesar@gmail.co,)