Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

Auto imagem I

Você gosta de si mesmo(a)? Saberia dizer quais são suas melhores virtudes e seus piores defeitos? Mais virtudes ou mais defeitos? Suas respostas a estas perguntas têm a ver com que os psicólogos chamam de auto imagem, um conjunto de idéias e sentimentos que temos acerca de nós mesmos. A auto imagem pode ser negativa ou positiva.

Numa época em que está na moda a cultura da autoajuda, ou seja, “descubra o deus que existe dentro de você, e veja do que ele é capaz”, o cristão vive em conflito: Afinal, o que eu devo pensar a meu respeito? Que eu sou um joão-ninguém e não sirvo pra nada? Ou que eu sou o tal, o melhor? Nos meios evangélicos há muitos que dizem: “Eu sou filho do Rei, eu posso ter tudo, do bom e do melhor, e nenhum mal me atingirá.”  É isso mesmo? Vamos ver.

O apóstolo Paulo escreveu aos romanos: “… digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um” (Rm 12.3). Devemos pensar, sim, nos nossos próprios defeitos e nas nossas próprias virtudes, mas com moderação, não além do que convém. Isso nos ajudará a ter uma auto imagem equilibrada e sadia.
• Se pensarmos nos nossos defeitos além do que convém, exagerando-os, teremos uma auto imagem negativa, algo como um complexo de inferioridade.
• Se pensarmos nas nossas virtudes além do que convém, exagerando-as, teremos uma auto imagem positiva, sim, mas demais, algo como um complexo de superioridade.
Auto imagem negativa.

A auto imagem negativa geralmente resulta de crítica, censura, desprezo, gozações e coisas tais durante o nosso período de crescimento e formação. Os pais prejudicam muito a auto imagem dos seus filhos quando os criticam e censuram demais, quando não elogiam sua aparência e as coisas boas que fazem, quando lhes dão apelidos pejorativos: “Você não faz nada direito!”, “Burro!”, “Desmiolado!”, “Preguiçoso!”, “Gorducho!”, “Magricela!”, “Narigudo” etc. Estes comentários e apelidos maldosos prejudicam grandemente a auto imagem da criança e do adolescente e até do adulto… Certamente a graça de Deus pode curar lembranças ruins da infância, mas ainda assim, as pessoas com esse histórico terão problemas…

Uma auto imagem negativa pode resultar também de experiências desagradáveis e fracassos na profissão (perda de uma promoção ou mesmo do emprego), na família (separação, divórcio), na igreja (esfriamento da fé, pecado, dificuldades relacionais, exclusão).

Uma auto imagem negativa paralisa o nosso potencial de trabalho e produção, seja profissional ou eclesiástico. Leia Mt 25.14-18. Por que será que o servo que recebeu um talento o escondeu, ao invés de aplicá-lo e ganhar com isso? Veja o v. 24. De onde veio esse medo de tentar, de arriscar? Provavelmente de uma auto imagem negativa… Este servo era do tipo de gente que diz: “Se eu fizer isso, não vai dar certo!”

Uma auto imagem negativa impede a concretização dos nossos sonhos e dos sonhos de Deus para nós. Você se lembra dos doze espias que Moisés mandou à terra de Canaã?

  • Os dez espias medrosos e pessimistas tinham uma auto imagem negativa e diziam: “Não podemos atacar aquela gente, pois é mais forte do que nós… Perto deles nós nos sentimos tão pequenos como gafanhotos…” (Nm 13.31,33). Auto imagem negativa e falta de confiança em Deus.
  • Josué é Calebe diziam: “Nós os venceremos com facilidade. O Senhor está com a gente!” (Nm 13.30; 14.9). Auto imagem positiva e confiança em Deus!

Um outro prejuízo que a auto imagem negativa causa é a destruição de relacionamentos saudáveis com Deus e com as pessoas. Gente crítica e cética consigo mesma acaba sendo crítica e cética em relação a Deus e às outras pessoas. Jó ficou assim, por uns tempos, quando passou por graves provações (Jó 3.1-3). É difícil conviver com uma pessoa que vive depreciando a si mesma.

Leia também Auto imagem. II Autoimagem positiva.

Pr. Éber César (eberlenzcesar@gmail.com) 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *