Pages Navigation Menu

"Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." 1 Pedro 3:15

I Tssal – IX. Regozijai-vos sempre (I Ts 5.16)

IX. Regozijai-vos sempre (I Ts 5.16)

Tendo exortado os cristãos tessalonicenses à prática de certos deveres para com os líderes das igrejas, Paulo exorta-os ainda à prática da alegria, da oração, da gratidão e da sujeição ao Espírito. Neste estudo, consideraremos apenas a exortação à prática da alegria

1. ALEGRIA ALICERÇADA NA PALAVRA.

Paulo escreveu aos cristãos tessalonicenses: “Regozijai-vos sempre.” Aqueles cristãos já conheciam a alegria do Espírito Santo. Sentiram-na quando receberam a Palavra pregada por Paulo em sua cidade (Ver 1.6). Note que o Espírito alegrou seus corações “posto que em meio de muita tribulação”. A alegria é “fruto do Espírito” (Gl 5.22), e independe das circunstâncias. Resulta da leitura, audição, acolhimento e aplicação da Palavra de Deus. O Espírito inspirou as Escrituras e usa suas revelações, promessas e consolações para transformar nossa tristeza em alegria. Ver SI 19.8; 94.19; 119.162.

2. TRISTEZA EVENTUAL.

Todos nós temos alguma coisa que nos entristece, vez por outra, e muito. Todos choramos. Chorar não é pecado. “Jesus chorou” (Jo 11.35). Paulo derramou “muitas lágrimas” sobre suas epístolas às igrejas (II Co 2.4; At 20.31). Na que escreveu aos Romanos, recomendou, em nome do amor: “Chorai com os que choram…” (Rm 12.15). O apóstolo não censurou os cristãos tessalonicenses por alguma tristeza eventual.

3. ALEGRIA CONSTANTE.

A exortação de Paulo teve como propósito consolar e encorajar aqueles cristãos. É como se o apóstolo lhes estivesse dizendo:

 “Vocês não precisam ficar assim tão tristes com essas perseguições, ou com essas tribulações, e nem mesmo com estas mortes que estão ocorrendo na igreja. Lembrem-se da alegria que tiveram quando receberam a Palavra e aprenderam que Deus os ama, que Cristo morreu por vocês na cruz, a fim de salvá-los… Vocês têm o perdão de Deus… Seus nomes estão arrolados nos céus (Lc 10.20). Cristo voltará um dia. Seus queridos, que morreram crentes, e que estão no céu, voltarão com Ele. Seus corpos ressuscitarão. Os crentes que ainda estiverem vivos serão transformados. Iremos todos ao encontro do Senhor… E estaremos para sempre com Ele (4.13-18). Sabendo estas coisas, não se deixem dominar pela tristeza. Alegrem-se!”

Éber César (eberlenzcesar@gmail.com)

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *